quarta-feira, outubro 30, 2019

VERNISSAGE: XXIII SALÃO DE ARTES DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Foi no dia 16 deste mês, mais uma de artes plásticas deflagrando aí pelo vernissage, mais uma vez incluindo a nossa participação: Pintores com a Boca e os Pés - APBP, neste suntuoso evento bienal do comando do Corpo de Fuzileiros Navais, e como tem sido tradicionalmente sob curadoria da Sociedade Brasileira de Belas Artes - SBBA na dedicada figura da presidente Therezinha Hillal,, assim como os últimos que venho participando desde 2013 (vide Inclusivas em: XX, XXI, XXII).

* A curiosidade neste salão, pelo menos felizmente em visibilidade para nós APBP, é que o salão em paralelo, sob a égide do Museu Naval abriga na salão de entrada a terceira edição da nossa mostra (APBP), em parceria com o CFN - Inclusão Pela Arte, já vista no Museu do Amanhã (2018) e Museu Histórico da Cidade (2019 divulgando em Abril e Maio), ou seja, estamos com duas exposições numa só, contudo, em se tratando deste evento - no qual fizemos também demonstração ao vivo -, eis ainda a matéria do portal Marinha do Brasil.
"
Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais inaugura 23º Salão de Artes Plásticas no Museu Naval
publicada em: 21/10/2019
Artistas da Associação de Pintores com a Boca e os Pés prestigiaram o evento

Defesa e Arte se uniram no dia 16 de outubro, durante a cerimônia de inauguração do XXIII Salão de Artes Plásticas do Corpo de Fuzileiros Navais, no Museu Naval, localizado no Rio de Janeiro-RJ. O evento bianual, promovido pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), destina-se a estimular e difundir as manifestações das artes plásticas, tendo como participantes artistas da Marinha do Brasil e da comunidade em geral.
 
Os temas “O Corpo de Fuzileiros Navais” e “O Mar” inspiraram os artistas participantes, que entregaram obras de arte nas categorias: pintura, escultura, desenho e gravura/arte decorativa. Foram selecionados 87 trabalhos, dentre eles 39 de autoria de pessoas com deficiência. A ocasião também marcou a premiação dos vencedores.
 
Representando o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, ressaltou, em seu discurso, a aproximação do Corpo de Fuzileiros Navais com a arte. “Pode parecer uma certa dissonância imaginarmos o CFN, uma das parcelas mais aguerridas da Defesa Nacional, envolvendo-se, prestigiando e incentivando a arte. Devem pensar que há alguma coisa errada, pois, no imaginário popular, somos os ‘homens da guerra’. Sim, somos da guerra, mas também somos da paz. Estamos aqui para defender nosso País e é nesse sentido que ocorre uma aproximação do CFN com a arte, pois acabamos nos unindo em prol de um bem maior, que é o espírito da nacionalidade e da cultura brasileira”, disse.
 
Na ocasião, o Almirante Zuccaro agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e aos artistas participantes, elogiando, em especial, a capacidade de superação dos artistas com deficiência. “São pessoas extraordinárias, que nos enchem de orgulho, com sua enorme capacidade de superar desafios”, declarou.
 
Participando pela terceira vez do Salão de Artes Plásticas do CFN, Marcelo Moreira, que é cadeirante, disse sentir-se satisfeito com o espaço que o CFN vem proporcionando aos artistas com deficiência. “Sinto-me muito motivado com essa oportunidade que o Corpo de Fuzileiros Navais nos oferece para levarmos nossa arte a cada vez mais pessoas”.
 
O 23º Salão de Artes Plásticas do Corpo de Fuzileiros Navais contou com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, da Sociedade Brasileira de Belas Artes e da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. “Por meio desta realização, promovemos um intercâmbio artístico e cultural entre a Marinha do Brasil e a sociedade, a partir do qual dedicamo-nos à criação e à contemplação artística, além de valorizarmos nossa história”, reforçou o Capitão de Corveta Valdir Gouvêa Rêgo, presidente da Comissão Julgadora do Salão e encarregado do Museu do CFN. * A exposição permanece em cartaz até o dia 15 de dezembro. O Museu Naval está localizado na Rua Dom Manuel, 15, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

Salão reúne obras com temas ligados à Marinha do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...