terça-feira, março 25, 2008

AINDA FALTA MUITO DE ACESSIBILIDADE

Uma vez, quando eu ainda atuava no CVI-Rio, aconteceu um manifesto público por conta da inauguração da estação do Metrô Copacabana, algo que ainda guardo na lembrança das minhas experiências de vida.


A coisa se desencadeou assim: numa iniciativa pessoal, da qual só não classifico como anônima porque partiu de uma amiga minha, e conhecida de muita gente; o encontro ganhou vulto, correu por e-mail, de ‘boca em boca’, telefonemas, e pronto, já era fato. Lembro bem que às vésperas dessa inauguração, uma representante do Metrô ligou lá para a instituição a fim de saber de onde partira a idéia do manifesto, se era nossa ou de outra ONG..., então nosso diretor, séria e jocosamente, respondeu que infelizmente dessa vez não era nossa a autoria, mas que também já sabíamos do que estava por vir, isto por ter sido desencadeado por uma de nossas usuárias e parceiras da militância, e, sendo ela também uma pessoa com deficiência consciente...; por isso já teria o nosso apoio, e que inclusive, se nós iríamos lá para aplaudir ou repudiar a obra pública só dependia deles (METRÔ). Bom..., fomos até lá no dia, e pudemos constatar que às vezes uma pressão social faz bem, e quando se origina do povo é melhor ainda. Afinal nossa meta é fortalecer a PPD. Então, o METRÔ providenciou naquela obra, às pressas o tal do elevador.

E agora, novamente numa contenda pessoal de pessoas que sentem na carne (ou na cadeira!) o que representa a dificuldade dos transportes precários no seu dia-a-dia, uma nova pressão se faz em prol da “PESSOA” com DEFICIÊNCIA, IDOSOS, GESTANTES e de MÃES com crianças de colo, não só da Tijuca, no RJ, mas do BRASIL; isso no movimento reivindicatório de uma Política Pública séria, efetiva e sem demagogia, seja nos TRANSPORTES em geral, nos meios urbanos, e principalmente em relação a ACESSIBILIDADE NAS ESTAÇÕES DE METRÔ. – até hoje uma vergonha!



Hoje o Metrô - Rio, fala de integração social, mas como estão as coisas na realidade?




Esta iniciativa partiu das cidadãs e amigas, Marcia Mury, Marcia Calonga e Luiza Zwang – que por acaso são cadeirantes, e já vem fazendo acontecer há algum tempo; começaram por Botafogo, Largo do Machado, Copacabana; e agora na Tijuca onde se pretende dar continuidade a este movimento reivindicatório.



Será neste dia 30 de março de 2008, às 10:00 h, na estação do METRÔ Saens Peña/RJ. Ainda com uma caminhada para chamar a atenção do GOVERNO DO ESTADO/RJ e de toda sociedade, a começar na urgência e necessidade de se ter na própria Saens Penã (de grande fluidez) uma integração do Metrô e Õnibus Adaptados com ACESSIBILIDADE, e que a estação de SÃO FRANCISCO e AFONSO PENÃ também sejam adaptadas.

Segundo depoimento de uma das Marcias (a Calonga): “- moro entre duas estações de metrô: Afonso Pena e São Francisco Xavier e nenhuma delas possue qualquer tipo de adaptação em si ou nas ruas do bairro, onde, com exceção da Saens Peña e Largo da Segunda-feira, não existem rampas adequadas e as calçadas são péssimas”.

Essas 'grandes mulheres' me disseram que querem deixar bem claro, que este movimento, não tem conotação política e sim a intenção de despertar na sociedade a responsabilidade que temos de ter para vivermos com mais dignidade, todos, PPDs, idosos, mulheres grávidas etc.., e contam para isso com a ajuda de amigos, parentes etc; buscando adesão de mais pessoas para que nós possamos vencer mais este desafio. Onde: "JUNTOS SOMOS MAIS E FAREMOS A TÃO SONHADA DIFERENÇA”. (Luiza Zwang)








- Galera do blog, não esqueçam: O encontro será na Saens Peña, e depois a caminhada até a estação de São Francisco Xavier, onde, a Marcia Calonga (...e quem mais quiser), irá embarcar na referida estação e depois desembarcar na Afonso Pena para mostrar na real como são essas estações.

...TAÍ O INFORME!!!
GRANDE ABRAÇO

2 comentários:

  1. Jeff

    Uma dica, o blog está muito legal, mas as imagens precisam de tags que as descrevam senão ficam inacessíveis para pessoas cegas que usam leitores de tela.

    ResponderExcluir
  2. Caramba Fábio,
    muito obrigado pelo toque, é justamente desse feed back que se aprimoram as coisas. Vou providenciar.
    Valeu D+ o elogio e a colaboração.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

SEGUNDA PARTICIPAÇÃO DE NÓS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS NO PROJETO PRAIA PARA TODOS

 Foi num animado e ensolarado domingo e a nossa participação artística de pintura na praia acessível com o Projeto Praia para Todos foi um l...