quinta-feira, abril 03, 2008

Atividade Física com Satisfação Garantida nas Vilas Olímpicas



Sempre faço questão de deixar bem claro minhas convicções extra partidárias e apolíticas no discurso, ou seja, não sou envolvido (rabo-preso) com ninguém no que tange a minha postura sócio-política e isso me permite criticar e/ou elogiar qualquer serviço como é direito e DEVER de todo cidadão.

E na conta disso, um trabalho que faço questão de citar no blog, dessa vez na boa como elogio, por ter acompanhado de perto durante um bom tempo, é o desenvolvido nas Vilas Olímpicas do município do Rio de Janeiro. É que trabalhei no seu início lá diretamente com Valdenio Borges, coordenador do vetor de ações voltadas para pessoas com deficiência na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL; e sei que por sinal continua fazendo um bom trabalho para as PcD, isto com sua equipe de coordenação nota dez.

E tem mais..., cada um desses agradabilíssimos locais, conta com uma equipe especializada, com profissionais de educação física adaptada em sua maioria, todos voltados para o atendimento dos usuários e familiares com competência e seriedade.

Mas o real motivo de publicar este post é a questão da acessibilidade prevista, pois lá, ou seja, em qualquer um desses equipamentos de esporte e lazer, o acesso e uso desportivo são garantidos a todos. Tudo foi muito bem pensado e colocado em prática nas condições arquitetônicas, onde qualquer tipo de deficiência tem trânsito livre.

Posso admitir que coloco tudo isso aqui talvez por ter trabalhado com esta equipe, sim; e talvez seja mesmo por ter sido um desses profissionais, mas principalmente, e com certeza por ser antes de tudo um militante de nossa causa e usuário, onde hoje até faço atividade física numa dessas vilas: a de Deodoro. Assim sendo, com toda certeza, vejo e confirmo a importância das condições de acessibilidade, lazer e convívio no processo inclusivo e, sobretudo num ambiente propício à educação e socialização do indivíduo. Temos aí o fortalecimento pessoal e a troca vivencial sob forma de lazer e atividades!

Então..., tem vaga, tem acesso, tem oportunidade e muito mais; só falta você ‘cabeção’!!!

Pra saber onde ir pelas comunidades:

Ø Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

Ø CIAD - Avenida Presidente Vargas, 1997 - 3º andar (em frente a Central do Brasil)

Ø Cidade das Crianças Leonel Brizola - Rodovia Rio-Santos, km1, Santa Cruz

Ø Vila Olímpica Mestre André - Esquina das ruas Marechal Falcão s/nº - Padre Miguel

Ø Vila Olímpica Oscar Schmidt - Rua do Matadouro, s/nº - Santa Cruz

Ø Vila Olímpica Ary Carvalho - Rua Paulino do Sacramento, s/nº - Vila Kennedy

Ø Vila Olímpica Clara Nunes – Pedro Jório, s/nº - Fazenda Botafogo – Acari

Ø Vila Olímpica da Maré Rua Tancredo Neves, s/n – Maré

Ø Vila Olmípica Carlos Castilho – Estrada do Itararé, 460 – Complexo do Alemão – Ramos

Ø Vila Olímpica da Gamboa – Rua União, s/n – Gamboa

Ø Parque da Vizinhança Dias Gomes - Estrada do Camboatá, s/n, em Deodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

LIVE JEFF MAIA PELO DIA MUNDIAL DOS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS - 05 SETEMBRO

Dia 05 de setembro, para nós artistas pintores filiados à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés do mundo todo - VDMFK - é um dia de gr...