sexta-feira, dezembro 07, 2007

Acessibilidade no Autódromo do Rio


Recentemente tivemos aqui no Rio mais uma prova de Stock Car, o que acabou consagrando o piloto Cacá Bueno campeão por antecipação, mesmo chegando em 10º lugar numa emocionante corrida que teve Duda Pamplona em primeiro. http://globoesporte.globo.com/ESP/esporteamotor/formula1/gp/0,,EPR818-3338,00.html

Mas, em se tratando de respeito às pessoas com deficiência pode-se dizer que a organização do evento teve nota ZERO, chegando, 'aos trancos', em última colocação. - isso porque foram 'muuuito' bonzinhos em pelo menos nos deixarem entrar (desde que se pagasse)!!!

Estive lá pra dar um confere, vamos ver os detalhes:
1ª confusão:
Eu e meu 'super-companheiro', meu filho Matheus de 9 anos chegamos à entrada em cima da hora devido a um mega congestionamento, do qual só consegui me livrar por saber que tinha uma área de estacionamento 'bem depois' do autódromo, lá no complexo Maria Lenk; este sem nenhum aviso e vigilância zero, mas como eu conhecia o espaço por ter trabalhado lá como voluntário fui passando pela multidão de flanelinhas desde o Riocentro para lá poder estacionar.
No portão de entrada uma das encarregadas da produção disse que eu tinha que pagar a meia-entrada que a lei faculta - o quê eu também não sabia, pois, sei que temos livre acesso nos equipamentos públicos - mas ela disse que era um evento particular e o autódromo fora alugado para tal.
- Tudo bem se é assim..., fomos, eu e Matheuzinho até a bilheteria num estacionamento esburacado em meio aos carros estacionados. Só que, a bilheteria tem as baias para uma pessoa de pé; ou seja: como querem que paguemos se não dá nem para chegar lá?



Mas como sou insistente pedi ao filhote para pagar junto ao guichê...









2ª Confusão:
Chegando ao mesmo portão de entrada, apresentei meu bilhete e perguntei calmamente a mesma pessoa que me fizera ir até a bilheteria inacessível: onde é o lugar para pessoas com deficiência? - e ela me respondeu: não tem lugar nenhum reservado, é por aí. - alguém acha que se isso fosse avisado, eu teria pensado em sair de minha casa..., pegar engarrafamento, etc, para ir a uma corrida inacessível? - claro que não.
Mas a recepção me disse que era para irmos para as arquibancadas. Perguntei como, e pedi para providenciarem pelo menos isso. Tinha alguns funcionários no local, com boa-vontade, mas sem nenhum preparo, tanto que ainda tive pedir alguns presentes para ajudar.







E o Matheus foi registrando os flagras!








Fim da aventura: Pelo menos lá em cima, após as confusões deu para ver a corrida (que já tinha até começado). E sem perceber minhas frustrações meu filho ficou feliz.















Até +
Jefferson Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MÊS DE FEVEREIRO COM MAIS UM DE NOSSOS ENCONTROS: PINTANDO NA ÁREA - DESSA VEZ EM SEPETIBA - SÍTIO CÉSAR SUYPEENE

Descritivo do 3º encontro - Pintando na Área O título da postagem, por si só, já descreve como foi o encontro, momento de grande crescimento...