sábado, agosto 13, 2016

UMA GRANDE HONRA E ESPECIAL EMOÇÃO NA MINHA CONDUÇÃO TOCHA RIO 2016

Ufa, ufa, demorou mas saiu no Inclusivas! Finalmente parece que consigo expressar aqui um pouco sobre o meu momento de grande honra e emoção no que foi a condução da Tocha Olímpica Rio 2016.

Bem, como já tinha informado em postagem - somente um pouco antes -, pois até então parecia que ainda não estava 'caindo a ficha'; digo, a certeza que finalmente eu seria um dos felizes agraciados com esta grande honra, isso mesmo com os e-mails que eu fora recebendo durante o processo..., pois, junto aos tantos milhares de candidatos e indicados, a realidade é que bate muita expectativa apreensiva, e mesmo insegurança, mas graças a Deus veio o final para público, daí sim: Confirmação - Condução Tocha Rio 2016

Este evento mítico que simboliza acendimento e condução do Fogo Olímpico é sobremaneira algo mágico, sagrado! E ter a notoriedade de ser um selecionado e 'estar conduzindo a tocha' com este fogo e todo o seu significado, pelo menos para mim - e creio que para praticamente todos os outros condutores -, constitui-se em emoção única, um tipo de torpor que desconstrói quaisquer dos planejamentos que se possa pensar anteriormente de como agir e se portar, ou seja, esquecer tudo o de antes, 'viajando' no ápice, o momento crucial de ter a tocha olímpica, acesa, em mãos.

Tenho ainda forte na mente a ...Lembrança do Parapan Rio 2007 - como postado aqui -, como foi na primazia compartilhada com outros indicados na época - e olha que naquele momento, de tanta exultação eu pensava em como deveria ser a mesma situação dessa magia num evento olímpico, por consequência muito maior em importância e vislumbre -, sequer imaginaria que esse feliz devaneio viria a se concretizar, pois o Rio de Janeiro só veio a se sagrar sede olímpica na classificação em 2009, ainda mais eu ser um dos selecionados.

Na verdade, isto é algo muito maior do possa supor e concluir nossa vã filosofia em mera existência, o rito é transcendental e mitológico, nada a ver com tendências políticas contemporâneas, crises econômicas ou golpes sociais, como muitos reverberam por aí, é crença de toda humanidade na nossa ligação com a divindade, com o supremo positivo do homem..., vejamos:
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” - espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.


Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como "sacerdotisas" para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.


Por sua vez, a Pira Olímpica, Rio 2016, que veio com o fogo nessa condução, culminou com o acendimento e início deste novo ciclo de jogos tem em sua simbologia o movimento solar e na representatividade a mensagem de uma nova era de preservação do planeta e cuidado com a ecologia por seu pequeno tamanho em queima de gases.

Da minha singela e inesquecível participação, deixo a gratidão por ter tido esta honra e o sentimento repassado nas lembranças pessoais em reconhecimento de tudo o que vivi e tentei fazer pelo desporto adaptado, boas e marcantes interrelações, ações sociais, e, agora findando no lado artístico, ou seja é um mix de emoções em turbilhões avassaladoras no pequeno trajeto conduzindo o fogo olímpico - acho que isso sintetiza todo este meu 'desbunde' com este valioso evento.
Daí, para tentar descrever a minha parte, na condução da Tocha Rio 2016, a qual fui designado para o trecho na aprazível e acolhedora cidade de Teresópolis, RJ, elaborei a narrativa em imagens de fotos e vídeos nessas duas montagens a seguir...

Cito apenas, pois ainda me perguntam como foi a estrutura e apoio, na cadeira de rodas temos um tipo de sustentáculo para a tocha pelo fato de eu não ter maneabilidade tátil para segurá-la, e uma pessoa designada para me conduzir na cadeira durante o trajeto e me ajudar com a tocha, além da viatura para nos transportar do local de orígem até a dispersão, Tudo nota 10 em organização!



CERTIFICADO OFICIAL CONDUTORES
Realmente inesquecível, gratidão à minha indicação, o patrocínio de Coca-Cola SA, pelos presentes, incluindo a minha própria Tocha Olímpica, que guardarei como verdadeiro 'tesouro' e recurso futuro ao ministrar palestras motivacionais

Despeço-me, sob grande emoção de reviver tudo isso na memória, com um forte abraço para todos com gratidão e desejos de paz e fraternidade no melhor dos melhores jogos, até o apagar do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MÊS DE FEVEREIRO COM MAIS UM DE NOSSOS ENCONTROS: PINTANDO NA ÁREA - DESSA VEZ EM SEPETIBA - SÍTIO CÉSAR SUYPEENE

Descritivo do 3º encontro - Pintando na Área O título da postagem, por si só, já descreve como foi o encontro, momento de grande crescimento...