quarta-feira, março 25, 2015

500 DIAS JOGOS OLÍMPICOS, PARALÍMPICOS E LEMBRANÇA PARAPAN RIO 2007


Estamos passando pelo ano comemorativo Rio 450 anos. E pra fortalecer o eufemismo, ontem dia 24/03, foi um dia com muita referência representativa do que faltam 500 dias para os jogos olímpicos e paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, é claro que, desde então o calendário rola e já regride para a casa dos quatrocentos..., trezentos..., cem..., pronto chegou! De repente o esporte vira festa na cidade maravilhosa e nosso Brasil. Uma profusão de cores e vibração para todos daqui e visitantes.

Serão muitas modalidades a serem vistas e disputadas, as obras dos equipamentos desportivos rolam por aí e o carioca, povo amigo que é tolera em função de total expectativa por melhorias, além dos eventos, pois, só se fala nisso: legados e melhorias. A verdade é que tem muuuita grana e interesses envolvidos, além da plenitude social que compreende a essência das torcidas e o espirito esportivo, filosoficamente adaptado em prática com o Barão de Coubertin, a partir da implementação dos Jogos Modernos.
Os preparos simbólicos e participativos estão definidos, do preparo planejado e o prático entre o cerimonial da condução do Fogo Olímpico partindo de Atenas na Grécia, nos moldes dos jogos da antiguidade, com acendimento da Chama Olímpica na Pira Esportiva, até a finalização com os trabalhos staff e voluntariados - nas duas situações com quem quer que seja estar envolvido, e claro cerimonial de encerramento, algo profuso de emoção plena.
Das duas participações posso atestar que é emoção para lembrar pela vida inteira, digo isso por ter experienciado, com muito orgulho, em escala menor nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 - Só por aí dá para perceber o que representa atuar neste grande evento mundial sem ser do escopo atleta de alto rendimento.

No caso do gigantesco grupamento voluntariado, inscrição prévia e pré-treinamento é algo de grande alegria - a gente trabalha com muita alegria e faz uma enormidade de amizades -, além de contar pesadamente em qualquer currículo sócio-profissional! Desta vez, lamentavelmente, embora já esteja pré-inscrito e tenha sido acionado para o trabalho, não poderei estar diretamente por falta de tempo livre... 

Sobremaneira, no honroso atributo de condução da Tocha com o Fogo Olímpico, a qual recebi do atleta Sandro (Futebol de 7), e, após a minha condução pela Urca passei para a Pretinha (Seleção Feminina de Futebol); ...essa parte notória pra mim, ainda tira até o ar de tanta emoção - fato que também digo literalmente de 'cadeira' por ter sido um dos felizes contemplados com mais esta nobre lembrança de vida -, convidado pelo fato de modestamente ter sido atleta em algumas modalidades (sempre fazendo parte de minha rotina antes e após lesão), pioneiro no implemento do Rugby Adaptado no Brasil, além de ex-atleta capitão na 1ª Seleção e sempre militante em algumas causas sócioinclusivas de PcD. Porém, sem falsa modéstia assevero que nem pensava em chegar aí - e olha que foi no Pan - imagina mundial o olímpico!? - Isso ainda, na época entre outros atletas convidados, me levou a fazer palestras educativas e motivacionais pra criançada estudantil (outra experiência marcante)! Todavia, como ainda não tinha inaugurado o INCLUSIVAS para fazer o meu registro da vez, não dá para perder a chance, e fazer nesta postagem a minha oportunidade de registro, das três oportunidades vividas, alavancando imagens da memorável etapa.
Este episódio da "Tocha 2007"para mim, sem demagogia barata, constitui realmente memorável emoção, pois tive naquele dia, contato com muita emoção de pessoas notórias do esporte geral e sociedade Brasileira, também condutoras e/ou participantes em torcida, marcas das que fizeram e fazem parte da minha história de vida - principalmente o pequeno (na época e que tenho imensa saudade) Matheus, que me acompanhou o tempo todo cheio de orgulho. Contudo, entram ainda mais lembranças, para mim, em imagens mais do que boas, do voluntariado e palestras:
Bom, passada toda a emoção ao lembrar de tudo, enquanto faço esta postagem... aproveitando à baila do que vem por aí para o 'Rio 2016', conclamo a todos, principalmente os jovens, para um tipo de movimento pró-olímpico e pró-cidade, porém, sem deixar levar somente pelo entusiasmo e esquecer de cobrar às 'politicagens' mundanas que temos. Sabemos que podemos ter e merecemos, realmente de um significativo Legado Social, assim, com referência maiúscula - porque, de 2007, lamentavelmente, só restou lembrança (para alguns poucos otimistas como eu) - precisamos de muito mais em cidadania, esporte, educação, cultura e vida - e principalmente cobrar e lutar por isso.

Posso ser, hoje e neste cenário, parte do passado, porém, ainda na batalha para compor uma razoável história - legal relembrar... e pra quem não sabia, eis aí -, entretanto, voltando "à Terra", e, fazendo a 'ponte' 2007 / 2016, lembro que ainda clamo por um Brasil melhor pros que vem por aí... Neste aspecto, até os jogos 2016 com um fervoroso abraço! Lembrem-se: esporte é muito mais! Você também poder ser muito mais, ...mais ainda!! Beijos nos corações e mentes!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...