terça-feira, setembro 08, 2015

FIM DA MOSTRA CCBB COM PABLO PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA

Fica para registro o que naturalmente não podia dar mole e perder, pois terminou ontem, feriadão 07 de setembro. Para mim, mais um aprendizado artístico, nesta perceptiva um pouco de Pablo Picasso, 1881/1973, espanhol, pintor, escultor, ceramista, poeta etc; sua mostra no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB do Rio de Janeiro, trazendo a mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola - Obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia.
Jefferson Maia: Picasso e a modernidade espanhola CCBB
Durante os dias de exposição, o público esteve presente em massa, deixando o CCBB sempre cheio - o que me fez deixar para ir bem no final... A mostra trouxe uma série de obras conhecidas e dispostas no ambiente do notório artista espanhol, assim como outras conterrâneas não menos conhecidas, dispersas por um dos salões, como obras de Joan Miró; Vazquez Diaz; José Gutiérrez Solana; Salvador Dalí; Oscar Dominguez e outras autorias em obras de estudo, desenhos pinturas e algumas esculturas, além de projeções e fotos posteres pelas paredes do conhecido centro cultural carioca.
Guernica/1937, famosa obra em óleo no painel de Picasso sobre sua percepção do bombardeio alemão na guerra sobre a cidade espanhola homônima e temporal à pintura - nesta mostra CCBB em projeção fotográfica - retratando tendência na retratação perceptiva crítico social.
Como num tipo de absorção artístico perceptiva dessa tendência, diretamente focado ao meu crescimento profissional da pintura, posso atribuir um certo relax, pois, como sempre, ao exigir muito de meus traços, viagens assim, sorvendo muito em aprendizado na genialidade consagrada, posso simplesmente me permitir e deixar fluir sem tanta rigidez... quem sabe num futuro próximo, também poder flertar com o modernismo em abstrações e distorções da forma. Ou seja, para mim é sempre bom respirar arte e poder refletir no prazer de estar e 'viajar' um pouco nas tendências espanholas; modernistas; cubistas; distorções, sombreamentos, grafite, riscos e cores fortes. 
Com o presente momento ainda impactado por tudo o que vi e senti neste feriado, visitando a mostra, agora, no objetivo de registro Inclusivas pela postagem, prazerosamente pude me aprofundar em estudo num pouco mais em vida e obra de Picasso, suas obras e tendências o que pode ser visto e conferido, a começar na própria Wikipédia: Pablo Picasso.
Bom, ao fato exposto, mediante ao tudo isso que representa a influência nesta viagem insólita ao pouco de Picasso, diretiva em aprendizado à minha arte, fecho o post com um abraço geral e até a próxima... podendo daí reconstruir e desconstruir todo o meu eu perceptivo, como coisas da vida, e de arte livre! Livre sentir e expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑