sexta-feira, fevereiro 20, 2015

DENÚNCIA: CENA DE PRECONCEITO ÀS PcDs EXPLICITO NA NOVELA IMPÉRIO

Jeff Maia: montagem sobre direitos de todos
Tsc tsc tsc... bola muito da fora Sra Rede Globo, direto pro 'inacreditável futebol clube' de seu próprio meandro global, a horrível ideia descriminatória (pra não dizer levianamente preconceituosa) como micro-cena, * pessimamente aceita e interpretada (PauloBetti e Letícia Birkheurer), horrivelmente dirigida ('cabeçada em desvario') e principalmente bisonhamente escrita (AguinaldoSilva) - Como sempre digo: - imagine se fosse com você ou sua família?! ... Como dizia o saudoso poeta Renato Russo em "Mais uma vez": "Mas é claro que o Sol; Vai voltar amanhã ; Mais uma vez, eu sei; Escuridão já vi pior ; De endoidecer gente sã; Espera que o Sol já vem  (etc)

Isso mesmo, pra bom entendedor, a vida vai dando os seus recados, uns aprendem, ...alguns não, e outros, simplesmente esquecem...

O deprimente episódio se deu no capítulo de ontem..., por acaso sempre assisto por ser rotineiramente o meu pós banho noturno..., e quando em casa estar no quarto; - e o real é que até elogio e gosto de nossa dramaturgia brasuca, que até no fator inclusivo de PcDs vem vindo em seus notágeis avanços (também exaltados aqui quando ocorridos - como por exemplo o avanço televisivo passado na novela Viver a vida de ManoelCarlos http://www.inclusivas.com/2010/02/gracas-ao-sacadao-do-manoel-carlos.html). mas infelizmente, esse de ontem superou a bizarrice maledicente dos 'pré conceitos' velados e/ou explícitos ainda presentes num 'resto' do tecido social que ainda não percebeu que os tempos são outros, e que 'fator Inclusão' hoje e ordem social; haja vista tantas personalidades públicas assumirem as deficiências próprias e de seus familiares... - o caso é que ninguém está livre de nada e que em alguns episódios a vida pode ser inclemente -, ou seja, tudo é a nossa característica de heterogeneidade.

Ao assistir o malfadado capítulo de ontem, quando deparei com a dita cena, logo pensei: - logo o PauloBetti que vinha desempenhando tão bem o caricato TéoPereira! ...de tantos e bons outros personagens, como dá uma dessas?; na sequência ulterior no mesmo tempo, ainda pasmo: - e o AguinaldoSilva, de tantos e ótimos textos! Como faz isso com seu trabalho? Os caras são referência cultural... (ou eram? pois, tudo o que sobe, inadvertidamente, DESPENCA). Uma imagem lascada pode ser..., prejudicialmente perigosa pra quaisquer carreiras! ainda mais as que vivem de opinião pública e ardor (ou desprezo) de fãs.
aguinaldo silva e paulo betti
Mas aí..., eis que veio, após essas divagações, ainda meio atônito, com o meu retorno à realidade a lembrança de minha querida e grande renomada advogada Dra Kenia Maria Rio, líder da ANAERJ - não sabe o que é? - veja aí! 
Dra Kenia Rio e ANAERJ

Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: Rua Senador Santas, 74 – sala 1615
Bairro: Contro
Município: Rio de janeiro
Estado: Rio de janeiro
Telefones: xx (21) 2262-9469 / xx (21) 7820-0808
E-mailanaerj@anaerj.org.br
"
Para entender um pouco mais deixo claro...: Segundo a presidente da Anaerj, Kenia Rio, "é preciso quebrar a barreira do preconceito contra o nanismo". Os anões seriam ainda ridicularizados e infantilizados. (...) “Queremos acabar com a imagem ridicularizada e cômica dos anões perante a sociedade. Muitos acham que nós só somos úteis no circo e em programas humorísticos”, afirma. (fonte: própria globo no portal G1:  http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1280772-5606,00-ANOES+DO+RIO+SE+MOBILIZAM+CONTRA+PRECONCEITO.html)
"
Pois então, ...o que a Kenia, e os demais amigos que lutam diuturnamente pela imagem positivista dos indivíduos com nanismo e a acessibilidade (sobretudo social) pensariam disto? Como educador e principalmente PcD militante, acho justo e dou apoio seu ato de recorrer ao Ministério público pedindo no mínimo retratação divulgada no horário nobre...

Logo pela manhã, ao abrir o Facebook, dei de cara com o seu questionamento; pois, ela, que trabalha pra caramba, nem tinha assistido a dita novela... - um galerão comentando muito 'P' da vida, incluindo eu que logo caí aqui no blog pra me posicionar.

Vejam aí, expressem opiniões, comentem, e sobretudo repassem, pois, mais indignado ainda, solidário à galera geral que é vitimada em posturas preconceituosas, descriminadoras e excludentes fui além do textual e editei o infeliz episódio em vídeo - despeço desta sem abraços pra geral, porém com um 'grito solidário': Fica o alerta, lembrem-se: internet promove e também derruba!


Ufa e argh..., é isso, tentando fazer a minha parte, acho que tá dado o recado. Partiuuuu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...