sábado, dezembro 06, 2014

PELA LIBERDADE CONTINUA O MOVIMENTO PRÓ TOPLESS NO RIO DE JANEIRO

Deflagrada a ação contra o falso moralismo e restrições hipócritas, vem aí o 'toplessaço' na Zona Sul do Rio de Janeiro. Para os preconceituosos de plantão... Literalmente uma atitude de peito! By: Topless in Rio.
logo topless in rio
O histórico da parada é o seguinte: em dias de campanhas em prol da liberdade de expressão, contra o racismo, homofobia e outras posturas de cunho excludente (lembrando que tivemos agora em 03 dezembro o dia Internacional da PcD) restritivas e marginalizantes, como pura hipocrisia social num país que cultua permissivamente o corpo, como o caso do carnaval, variedade inúmera de revistas de nudez estampadas pelas bancas de rua, etc - ou mesmo pela dignidade e liberdade feminina na recentemente, mega apoiada, campanha: "Eu não mereço ser estuprada" 
A criadora da campanha #NãoMereçoSerEstuprada, Nana Queiroz, diz que sente medo, mas que não vai se intimidar com as ameaças recebidas pela internetJoão Fellet / Reprodução

...que inicia segundo a jovem jornalista Nana, como: O movimento foi criado depois da divulgação da pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) indicando que 65% dos entrevistados acham que mulheres merecem ser atacadas quando estão com roupas que mostram o corpo. “Eu queria falar para a mulher que concorda com isso: acorda garota! Você tem todo o direito de usar a roupa que você quiser, de se portar da maneira que você quiser. O corpo é seu e ninguém tem o direito de te atacar por isso” (...) “A nossa ideia é ir para encontros, debater políticas públicas e leis. Mais políticas públicas do que leis, pois é uma questão de educação”

E agora, a bola da vez, culmina com outro senso de liberdade, após a liberação oficial ao naturismo na Praia do Abricó, Rio de Janeiro, capitaneado pela bela modelo Ana Paula Nogueira a liberdade e direito social à prática do topless nas praias cariocas.

Além de ter o desejo de ser e estar como quiser, com segurança, liberdade sem dissabores, com afirmação segura, a organizadora, ex-atuante como jornalista de economia, foi eleita como musa do movimento timidamente iniciado em 2013, quer mais e bomba neste finalzinho de 2014, com a nova saga divulgada por muitas e variadas mídias..., que, como mais uma nova entre tantas após a exposição decorrente também caiu no paparazzo.
Ensaio paparazzo de Ana P Nogueira

Contudo, como corpo sempre foi, e é tabu em muitos casos, porém naturalmente para quem considera e vive sob égide da arte, ainda na linha de cada um na sua, sem recriminação, segundo Ana Paula, "O ensaio do Paparazzo foi o meu primeiro sensual, feito a pedido de uma amiga, editora da publicação na época, e que trabalhou comigo como jornalista de economia – é, eu já fui jornalista econômica.
(...)
Muitas mulheres sonham em fazer um ensaio sensual, mesmo que seja apenas para seu par. Condenado por grande parte das feministas, que só conseguem vê-lo como uma exploração comercial do corpo da mulher, esses ensaios são, para outras, uma forma de libertação. E de mostrar diferente ângulos de beleza.
(...)
Aceitei o desafio para mais uma vez quebrar os preconceitos que ainda envolvem ensaios como esse. Recebi inúmeras críticas, mas também muitos elogios, não só pelo corpo (diferente do padrão de beleza comercial) mas pela coragem. 

Mais ainda da Ideologia social, polemicas, histórico do movimento pró topless, e dessa 'brava' Ana Paula nogueira, pode ser conferido no blog: http://toplessinrio.com/

Porém, embora concorde só pela razão de ser o apoio a toda e quaisquer razões libertárias, organizadas e coerentes (afinal todos temos os nossos direitos ao 'sol', todavia deveres para com o meio),  assim como naturalmente fã, admirador assumido, não só da beleza, como da garra feminina, neste mesmo momento publico o mote INCLUSIVAS da vez, que na verdade, pra minha concepção já é comum, entretanto, como ainda resiste algo de visão tacanha, restritiva, e mesmo 'obscena', vejamos quem também está nessa, literalmente de peito aberto, pra mim uma querida, linda e gigante na essência, ...pra quem conhece, simplesmente a nossa espetacular, Natache Iamayá.
“Para combater preconceitos, cadeirante Natache foi 1ª a se inscrever. Interessadas têm até o dia 15 para participar do concurso.”
Muitos diriam corpo escultural, sorriso radiante, olhos penetrantes ou um doce balanço a caminho do mar. Mas e se ela for diferente do modelo de musa que guardamos na mente depois de anos de concursos de misses, panteras e globelezas? Como dizia Vinicius de Moraes em seus poemas, uma mulher tem que ter: "Qualquer coisa além de beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora, qualquer coisa que sente saudade, um molejo de amor machucado
Uma beleza que vem da tristeza. De se saber mulher. Feita apenas para amar."

* ...simplesmente definindo um pouco mais:
Não é para menos que quem enviou o texto convive com Ataxia de Friedreich, doença neurodegenerativa que a obrigou a usar cadeiras de rodas e limitou seus movimentos. Nataché Iamayá, de 32 anos. Estudante do ensino superior e aspirante à modelo, a futura advogada quer ser porta-voz na luta contra dois preconceitos: o da deficiência e o da nudez.
- Simples assim, pois corpo é assim, simples, mesmo que belo, mesmo que vivo, radiantemente simples. Viva à vida! 
Até a próxima com forte abraço,
Jefferson Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...