quinta-feira, agosto 28, 2014

III ENCONTRO DE ACESSIBILIDADE NO TURISMO EM ARRAIAL DO CABO - RJ/IFRJ

Descrevendo mais um grande evento lembro nesta que já se tornou tradicional, e uma grande sinergia de positividade pra muita gente envolvida, os seminários anuais promovidos na bela cidade litorânea de Arraial do Cabo no norte do estado RJ, pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - IFRJ - e o 3º da série aconteceu na terça-feira, 19/agosto.

...também, como felizmente se tornou rotina pra mim, mais uma vez pude estar lá, na proposta de poder contribuir um pouco mais, novamente participei no convite da querida colega Profª Adriana Souza, que mais uma vez, ladeada de uma equipe de extrema competência promoveram um grande e qualitativo evento nessa aprazível cidade.
mapa de Arraial do Capo
Desde o planejamento, divulgação, convite, agrupamento de staff, e logística aos participantes com as apresentações e a final no encerramento..., tudo um primor - por isso merecendo ser registrado na íntegra em texto e imagens!
O grupo docente e colaboradores NAPNE sempre cria um ambiente rico e dinâmico aos seminários apresentando já nos corredores do campus cabista o legado documentado dos anteriores nos banners descritivos - o que naturalmente por aí, já considero o fator consultivo à pesquisa de valoroso esmero.

Das palestras (e palestrantes), digo que o proposto se superou, pois, todo o curso informativo de todos os colegas..., digo sim TODOS, sem floreios e falsas 'rasgações de seda', foram extremamente ricos em informação geral - o que me manteve ligado do início ao fim em todas as falas...! - Sem deixar de considerar o cerimonial da mesa de abertura, com a diretoria do campus e demais presentes, tendo ainda agradáveis e significativas apresentações artístico/culturais.

A comissão organizadora desse encontro 2014, certamente 'acertou a mão' no que tange aos partícipes, pois, tanto os que reincidiram na presença (como este humilde blogger que descreve), quanto os que ainda não conhecia, fizeram uma brilhante e valorosa presença, agregando (pelo menos pra mim com certeza) mais conhecimento e experiência - na sequência o registro em algumas imagens no click oportuno de Lauany Alcantara. 
A minha proposta em eventos como este é sempre de tentar provocar certa argúcia filosófica no contexto da apresentação - aonde penso ter atingido os objetivos propostos em minha parte -, porém fiquei muito feliz e interessado em constatar ideias similares em outros colegas com apresentações nesse sentido - como os carismáticos, 'mega intitulados' Profºs Valdelúcia da Costa, e, Franklin Nascimento, que entre outros, tanto enriqueceram o encontro.

Também gostei muito de perceber algumas variantes, fugindo claramente do assunto âncora que seria 'acessibilidade inclusão na trade turística', entretanto deixando visível o quanto temos muitos paralelismos a serem abordados e ainda de grande interesse, fomentando extensos debates (limitados a freio pelo cerimonial da atenta Profª Giovânia).

Contudo, pelo menos a minha parte não se encerrou aí, pois, no 'III Encontro sobre acessibilidade no Turismo'..., junto à área do oportuno coffee-break, pude mais uma vez entrar representando com a nossa Exposição dos Pintores com a Boca e os Pés - APBP: "Rio mais que Maravilhoso", tendo obras de pontos turísticos da cidades sob a ótica de cada um de nós, alguns dos membros APBP - o que notoriamente tinha a ver com o evento.
 Se posso dizer que curti, nem precisa...; se digo que valeu; complemento que está valendo, pois o resultado não se encerra por si só no apagar das luzes - a 'cutucada social' é dada e repetida em eventos assim, com os presentes, incluindo o público que assistiu - seja de acadêmicos que vieram, empresários, gestores, poder público, e demais representantes da sociedade que lá estavam - e/ou indiretamente nos que ouvem falar leem por aí ou aqui no INCLUSIVAS, é claro! Singela e progressivamente a ideia é disseminada.

Dando marca à lembrança, e legitimidade à minha humilde contribuição, aí está mais um registro, mui honrosamente exposto pra não dizer que sem reconhecimento "foi para a gaveta", este ainda necessariamente duplicado na representatividade artística de divulgação APBP no marcante, 'III Encontro de Acessibilidade no Turismo'.
certificado de palestrante do III Seminário
certificado da Exposição artística APBP no evento

E pra fechar, parabenizo agradecendo imensamente a querida Adriana e demais amigos de Arraial do Cabo, patrocinadores e apoio do Encontro, importantíssimo por sinal, fica aqui o forte abraço e um até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑