domingo, outubro 08, 2017

V ENCONTRO DE PINTORES PAISAGISTAS DA ILHA GRANDE, SUCESSO GERAL

Finalmente chegou o momento, o delicioso encontro da arte pictórica bucólica e instantânea, mundialmente conhecida como: "plein air painting", este o V Encontro de Pintores Paisagistas da Ilha Grande, e eu avisei aqui que seria show! Uma grande reunião de amigos e interessados na reciprocidade da pintura.

A publicação feita como convite aberto, divulgação e explicação geral tava lá, aqui no inclusivaqs, desde agosto em "Convite: V Encontro...", e teve ainda tudo divulgado em muitas outras redes; ou seja, quem perdeu não foi por falta de aviso...

- Cabe observar que a relação ao lado foi somente a pré confirmação, pois teve ainda outro número extra de 'desgarrados' que foi chegando depois.

A organização desse evento, pelo colega Pedro da Costa foi realmente um primor, pois, pelo menos pra mim, que estreei no encontro sem saber muito, logo percebi que foi armada uma grande e organizada rede de planejamento, sobretudo com o importante apoio das pousadas, restaurantes, o Jornal Eco Ilha Grande etc - nessa cobertura ainda pude dar uma pala de entrevista ao simpatissíssimo Sr Palma (Jornal Eco Ilha Grande), onde ainda me identifiqueii e falei do nosso trabalho artístico enquanto partícipe representante dos 'Pintores com a Boca e os Pés'.

* Dica de acessibilidade ao local para Pessoas com deficiência - PcD: Para mim, o único 'senão' que poderia me impedir de retornar à Ilha, após 30 anos no convívio de adaptabilidade na tetraplegia, seria a questão da acessibilidade, ou pior, a falta dela, pois, é sabido que o local ainda bem rústico, não tem pousadas adaptadas, o calçamento da Vila do Abraão bem pedregoso, restaurantes sem banheiros acessíveis etc etc - porém, na aventura, e com alguns 'contornos' safa-onça das situações dá para ir levando -, daí, hoje para a PcD que no otimismo quiser ralar um pouco, é possível, do acesso pelas barcas em Mangaratiba ou Angra dos Reis (tem estacionamentos particulares perto dos embarcadouros) e, para quem quiser ficar mais de um dia é bom ver com antecedência e negociar com uma das poucas pousadas com quartos no térreo (sabendo que não tem banheiros que entrem as cadeiras - no meu caso levei uma sanitária dobrável), ainda uma cadeira de rodas com rodas boas para aguentar o tranco (para isso uso uma FreeWheel - já temos revendedores aqui) - bem, geral avisado, para quem quiser superar essas paradas 'chatas', no mais é curtir e ir em frente (quem sabe assim as condições de turismo confortável e inclusivo melhorem num futuro próximo).

O real, é que no final valeu muito, fui assim mesmo e valeu a pena! Daí podemos conferir a sensação no descritivo do encontro, assim como sua importância na cultura e efeito de impacto social podem ser vistos pelo vídeo a seguir:
Como fui na sexta na barca da noite, pude atuar em dois dias, sab e dom, dos três programados, mas foi top, mesmo com o sábado chuvoso, o domingo abriu-se sob um ensolarado clima de fim dos trabalhos e coloridas impressões de retorno ao continente e nas despedidas amigas dos participantes do 'V Encontro de Pintores Paisagistas da Ilha Grande'. Valeu demais amigo Pedro e todos os envolvidos, sobretudo à boa acolhida da Pousada Pedacinho do Céu, sob a batuta do competente Dinei; gratidão! Excelente forma de se praticar e propagar culturalmente a beleza harmônica da arte pintada... De saideira deixo um pouco de imagens de registro que agreguei ao tanto de minhas lembranças - pra quem quiser, outras poderão ser vistas, baixadas e curtidas no meu álbum Facebook (e olha que tem foto pra caramba).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MÊS DE FEVEREIRO COM MAIS UM DE NOSSOS ENCONTROS: PINTANDO NA ÁREA - DESSA VEZ EM SEPETIBA - SÍTIO CÉSAR SUYPEENE

Descritivo do 3º encontro - Pintando na Área O título da postagem, por si só, já descreve como foi o encontro, momento de grande crescimento...