quarta-feira, setembro 02, 2015

IV ENCONTRO SOBRE ACESSIBILIDADE NO TURISMO EM ARRAIAL DO CABO - IFRJ

Outra palestra no meio acadêmico e social. Mais uma vez, na belíssima cidade praiana de Arraial do Cabo - RJ, ou melhor, precisamente no Campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, rolou um importantíssimo evento, na verdade, o IV Encontro de Acessibilidade no Turismo - como anteriormente já tivera aqui anunciado com convite e programação.
logomarca do ifrj e chamada do evento
O IV Encontro Sobre Acessibilidade no Turismo, aconteceu na outra terça-feira, dia, 25 de agosto, das 13h30 às 18h30, no campus Arraial do Cabo, o encontro até foi transmitido ao vivo por webconferência.


A convite da amiga e Prrofª Coordenadora Adriana da Silva Souza (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE), novamente tive o prazer de participar proferindo uma palestra, dessa vez com abordagem às Pessoas com Deficiência - PcD com Lesões Severas. contudo, por um problema particular e emergencial, Adriana, lamentavelmente teve que se ausentar da cidade durante o evento, porém com a sua afinada competência deixou tudo preparado com antecedência..., inclusive a programação das palestras, incluindo a minha e anterior do "mestre Bracony, ao falar sobre a experiência com a pesca inclusiva. Ainda tivemos, logo após a mesa de abertura com o diretor do Campus e outros ilustres convidados, o Subsecretário SMPD do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Rocha, falando sobre os Avanços nas politicas públicas às PcD, e, ainda, antes do encerramento com as considerações finais de profunda e rica percepção de Marcelo Japiassú; as duas últimas palestrantes Stella Savelli e Vanessa Pinheiro como mesa redonda sobre considerações e experiências na acessibilidade científico cultural e deficiência auditiva. Tudo isso sob a afinada 'costura' entremeando todas as falas e reflexões do dia, riquissimamente abordada pela mediadora Profª Maria Aparecida Ferreira - abaixo, a seguir, sob ordem programática, imagens que perpassam o todo do evento.


A dedicada mestra coordenadora, Adriana, mais uma vez saiu-se com extrema maestria, o evento foi muito bom, e, mesmo com uma fraca presença, percebe-se nitidamente que o centro de estudos cabista deixa seu indelével fator transformador na sociedade local - isso ainda sem deixar de destacar a garra e dedicação do Staff de alunos convocados para o evento e os aportes logísticos das docentes Ana Paula e Margareth, assim como os outros docentes e funcionários que de alguma forma agregaram valor ajudando a Adriana, que mesmo distante monitorou tudo pela web e no final foi mais uma vez, na minha modesta opinião nota dez em excelência.

Só posso reafirmar aqui a minha gratidão pelo todo e resultados, reafirmando sempre o meu engajamento com a causa. 
certificado e brinde lembrança
Marcou o encontro com certeza indireta e a posteriori continuamente na cidade, e certamente a ideia de cada um dos presentes e participantes do IV Encontro sobre Acessibilidade no Turismo. Me despeço sob forte e repetida emoção parafraseando o poetinha: "Se todos fossem iguais a vocês..." - Valeu IFRJ  Arraial do Cabo, gratidão eterna Adrana - Fica aqui a minha singela descrição avaliativa e mais um documento comprobatório de minha participação e evolvimento, que tenho muito orgulho em postar.
certificado IFRH da palestra proferida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...