Muita gente pensa e fala sobre acessibilidade, no caso de nós, PcD, isso tem direto a ver com a prática diária! Porém, a questão vai bem mais a fundo, pois acessibilidade é - ou pelo menos deveria ser -, como citando: Marx e a práxis como teleologia humana - naturalmente algo enraizado em nosso inconsciente coletivo. Todavia, refletindo na prática proposta, numa proposta do grupo pensante da produção: Folguedo, em co-realização Casa da Ciência da UFRJ, aí está uma nova proposta: EXPOSIÇÃO CIDADE ACESSÍVEL
|
BANNER DA EXPÔ DE 22 OUT a 21 DEZ |
Circule pela Cidade Acessível, uma exposição para refletirmos sobre acessibilidade, inclusão e a cidade ideal que precisamos para garantir os direitos e a autonomia de todos. Um espaço interativo e informativo onde os visitantes são estimulados a experimentar situações cotidianas. Vivencie com o próprio corpo expressões como “mudar de lugar” ou “se colocar no lugar do outro”.
Exposição Cidade Acessível: um desafio aos sentidos A palavra cidade é coletivo de cidadão.
Mas será que todos têm seus direitos de cidadania respeitados na cidade? Um idoso, um cadeirante ou uma mãe com carrinho de criança podem andar sem problemas pelas calçadas? Uma pessoa com baixa visão ou cega pode atravessar as ruas e pegar ônibus com segurança? A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou os textos em Comunicação Alternativa estão disponíveis nos principais museus da cidade, para que qualquer surdo ou portador de alguma deficiência intelectual possa ter acesso às informações das obras expostas? De 22 de outubro a 21 de dezembro de 2014, na Casa da Ciência da UFRJ, a exposição Cidade Acessível convida a vivenciar situações cotidianas que nos desafiam a pensar uma cidade para todos.
A se colocar, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo uma experiência por vezes inédita, a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, ouvir e sentir. Será possível andar pela Cidade Acessível com venda nos olhos, abafadores de som, cadeiras de rodas, com pesos adicionais nos braços e pernas, entre outros desafios que nos aproximam daqueles vivenciados por cegos, surdos, cadeirantes ou idosos, por exemplo.
|
FLYER DESCRITIVO DOEVENTO |
Exposição Cidade Acessível
VISITAÇÃO: Terça a sexta – 9 às 20h Sábados, domingos e feriados – 10 às 20hLOCAL: Casa de Ciência da UFRJ – Rio de JaneiroRua Lauro Müller, 3 – Botafogo – 22290-160ENTRADA FRANCAESCOLAS E GRUPOS: Agendamento antecipado pelo tel.: (21) 2542.7494 Mais informações:www.exposicaocidadeacessivel.com.br Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência Tel.: 2542-7494Contatos: Maria do Socorro Moura tel: 99296-6806 Sidney Coutinho tel: 98157-1003
Não percam! ...vale muito a pena mesmo!! deixo aí um abração pra geral!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!