sexta-feira, maio 16, 2014

NOTA: OI FUTURO OFERECE ACESSIBILIDADE EM SEUS TEATROS

PRA NÃO PERDER, INCLUSIVÍSSIMAS MAIS UMA VEZ SE APRESENTANDO COMO DICA CULTURAL E ACESSIBILIDADE...

POR ISSO, AÍ VAI MAIS UMA MEU POVO, ESSA É PRA NÃO DIZER QUE NÃO TEM; QUE NÃO DÁ; NÃO PODE...

ANTIGAMENTE OPÇÕES COMO ESSA ERAM SIMPLESMENTE INEXISTENTES...;

HOJE, MESMO AINDA CONSIDERANDO 'AVIS RARA', AS MELHORIAS EM ACESSIBILIDADE JÁ COMEÇAM A FIGURAR NO CENÁRIO;

AGORA SEGUINTE, ESSA PARADA DEPENDE DE NÓS, DIVULGAR E CONSUMIR PARA TERMOS MORAL PRA PEDIR MAIS;

É SÓ CHEGAR JUNTO GALERA, POIS, SE DEIXAR VAZIO, O TACHO SE QUEBRA...! - E VAI PRO FUNDO DO ESGOTO!!

NA BOA LOKO, SE LIGA AÍ, SENTE SÓ O QUE TÁ ROLANDO E PASSA PRA FRENTE...PRA GERAL DAS REDES!

...VAMO QUE VAMO:

Sessões mensais com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva serão realizadas pela equipe da Lavoro Produções


Nos dias 17 e 18 de maio as peças “Pedro Malazarte e a Arara Gigante”, e “Uma Vida Boa” contarão com acessibilidade no teatro do Oi Futuro Flamengo. Durante o espetáculo, o público com deficiência auditiva, visual (cegos e pessoas com baixa visão), intelectual, com síndrome de Down, autistas e disléxicos poderá assistir ao espetáculo com apoio de audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Até março de 2015, uma vez por mês, um dos espetáculos que cumprem temporada em cada um dos teatros do Oi Futuro será apresentado com os recursos de acessibilidade.

“Entramos na programação já existente no teatro para proporcionar às pessoas com deficiência acesso e participação na vida cultural da cidade”, explica a coordenadora da Lavoro Produções, Lara Pozzobon, que idealizou o projeto junto com a especialista em audiodescrição Graciela Pozzobon.
 
Há 10 anos a empresa Lavoro Produções é pioneira na produção de produtos e projetos culturais com acessibilidade no Brasil. A iniciativa tomou forma no Festival Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, que acontece desde 2003, a cada dois anos, em capitais do sul e sudeste.

Desde então, a procura por filmes e espetáculos com recursos de acessibilidade tem aumentado muito. A discussão em torno do tema tem tido cada vez mais destaque, especialmente nos últimos três anos, com a obrigatoriedade da transmissão de audiodescrição nas TVs abertas.

No Teatro Carlos Gomes, também são oferecidas sessões com acessibilidade uma vez por mês na programação regular. Projetos eventuais em outros teatros também colaboram para aumentar o interesse e a formação desse novo, por iniciativa de produtores culturais conscientes dos direitos das pessoas com deficiência.

Para inserir os recursos de acessibilidade, os profissionais de audiodescrição, legendagem e LIBRAS estudam o roteiro do espetáculo e assistem a vídeos, identificando as nuances das atrizes, detalhes e entonações, que vão proporcionar ao espectador com deficiência uma apreciação completa da montagem.

“A produção de recursos de acessibilidade é uma prática nova no Brasil e no mundo. A audiodescrição é uma técnica muito interessante de se trabalhar e normalmente quem conhece não quer parar. Há um mercado de trabalho que se abre aos poucos e, como existem poucas iniciativas que disponibilizam o recurso, há muito a ser feito. Em qualquer lugar há uma pessoa com deficiência visual ou auditiva querendo participar integralmente dos eventos cultuais”.

“Os surdos não tem esse hábito de estar no teatro, a maioria não tem como participar (...) tudo que eu vi hoje foi muito importante, se tiver um intérprete de LIBRAS, com certeza o surdo vai vir.” - (Depoimento de usuária de LIBRAS.)

SERVIÇO DESSA:

Pedro Malazarte e a Arara Gigante– Sessão Acessibilidade no Teatro
Data: 17 de maio
Horário: 16h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos

Uma Vida Boa - Sessão Acessibilidade no Teatro
Data: 18 de maio
Horário: 20h
Classificação: 18 anos

Local: Teatro Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Tel. (21) 3131-3060
Lotação do teatro: 72 pessoas
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia-entrada para idosos acima de 65 anos, estudantes, professores da rede pública e pessoas com deficiência)
Vendas: 4403-1212 / Ingressorapido.com.br

http://www.lavoroproducoes.com.br/
* É ISSO GALERA, ENJOY, E VAI À LUTA! O TRAMPO DA LAVORO PRODUÇÕES, É SÉRIO E COMPETENTE - EU MESMO JÁ ESTIVE ACOMPANHANDO ALGUMAS SESSÕES A CONVITE DA LARA E PATRICIA, POR MAIL E DIVULGANDO AQUI NO BLOG ALGUMAS VEZES, SACA AÍ: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...