quinta-feira, outubro 24, 2013

CARDÁPIOS EM BRAILE PARA MELHORAR A OPÇÃO DE AUTONOMIA À PESSOA CEGA

SIMPLES E ÓBVIO - JÁ PENSOU PRA VOCÊ VIVER NUM ETERNO: TANTO FAZ!? TENDO ATÉ AS OPÇÕES DE ESCOLHA SUBTRAÍDAS... OU MELHOR INDISPONÍVEIS POR TODOS OS LUGARES AONDE VOCÊ VAI...?! POIS, PARA UM INDIVÍDUO QUE TEM ALGUMA CONDIÇÃO SENSORIAL COMPROMETIDA, INFELIZMENTE, ESTE É O CENÁRIO SOCIAL APRESENTADO. MAS, PARECE QUE ALGO PODE MELHORAR - ESQUEMINHA LITERAL PROPORCIONADO PELO BEM SACADO ALFABETO DE LOUIS BRAILLE.
ALFABETO BRAILLE
E, DENTRO DESSA PARADA DE MELHORES POSSIBILIDADES À AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, TEMOS UMA "LUZ" PARA A GALERA COM CEGUEIRA OU VISÃO SUBNORMAL, USUÁRIOS DESSE TIPO DE ESCRITA. ENTÃO, POR CONTA DISSO, VEJAMOS AÍ A MATÉRIA QUE ROLOU ONTEM NO ESTADÃO: 

Cardápios escritos em braile serão obrigatórios - 23 de outubro de 2013 | 16h 10 - POR: DÉBORA ÁLVARES - Agência Estado

Restaurantes, bares e lanchonetes serão obrigados a disponibilizar cardápios escritos em braile. É o que prevê um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira, 23, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, em caráter terminativo. Por se tratar de matéria com origem na Câmara dos Deputados, com teor mantido pelo Senado, a proposta segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O descumprimento da regra implicará em multa de R$ 100. Além de estar sujeito à penalidade, o proprietário que reincidir na infração poderá ter duplicado o valor da multa aplicada na ocasião anterior.

A deputada Luiz Erundina (PT-SP), autora da proposta, alega a necessidade de garantir acesso à informação amplo e irrestrito. A relatora na CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), afirmou em seu relatório que o projeto "reforça o direito das pessoas com deficiência de viver com autonomia e de participar plenamente de todos os aspectos da vida social". Ana Rita destacou ainda que o texto atende à Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência e complementa o Código de Defesa do Consumidor.

* É BOM SIM, PORÉM, TODAVIA, REPLICANDO AINDA O COMENTÁRIO DE MINHA AMIGA REGINA COHEN QUE ME PASSOU O LINK DA MATÉRIA: "Notícia boa é para ser compartilhada. Pena que a multa seja tão baixa!" - CONCORDANDO GERAL GALERA!! FORTE ABRAÇO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑