sábado, dezembro 01, 2012

MEU PERFIL ARTÍSTICO DA PINTORES COM A BOCA E OS PÉS PELA ACESSORIA DE IMPRENSA DA OPERAÇÃO LEI SECA

SABE QUANDO DE REPENTE A GENTE GANHA UM PRESENTE BEM MAIOR DO QUE O MATERIAL? ENTÃO, ÀS VEZES TEM COISAS QUE PODEM SER EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVAS NAS NOSSAS VIDAS, POIS BEM, NUM CERTO DIA, UM ENTRE TANTOS OUTROS DE TRABALHO O JOVEM LEANDRO LANNES, JUNTO COM O FOTÓGRAFO JULIO DINIZ, DA ACESSORIA DE IMPRENSA DA OPERAÇÃO LEI SECA - OLS, FORAM NOS DOCUMENTAR EM AÇÃO CONSCIENTIZADORA PARA POR NO SITE OFICIAL OLS. APÓS ESTE DIA, O LEANDRO SOUBE QUE EU TAMBÉM ERA PINTOR ARTÍSTICO PROFISSIONAL PARA ASSOCIAÇÃO DE PINTORES COM A BOCA E OS PÉS - APBP E DECIDIRAM COM A COORDENAÇÃO OLS ESTA MATÉRIA DE MINHAS DUAS ATIVIDADES - QUE ONTEM ELE PUBLICOU NO SITE DA OPERAÇÃO E PRA MIM FOI UM PRESENTE EMOCIONANTE!
DOIS LOGOS EM CONJUNTO, OLS E APBP
RESULTADO: TEM UM VÍDEO MUITO BOM (QUE MUITO ENVAIDECIDO JÁ ESTOU DIVULGANDO) E O TEXTO BRILHANTEMENTE RESUMIDO, DO QUE CONVERSAMOS NO DIA  E O LEANDRO ENTENDEU MUITO BEM, ENTRE UM POUCO DE MINHA HISTÓRIA, A ROTINA PRODUTIVA, A PROPOSTA DA NOSSA ASSOCIAÇÃO E A DEDICAÇÃO COM A OLS.

NA VERDADE, O BOM DESTA MATÉRIA É QUE SE CARACTERIZA EM MAIS UM MEIO DE DIVULGAÇÃO, TANTO DAS PECULIARIDADES EDUCACIONAIS OLS, QUANTO DESSE GRANDIOSO TRABALHO AGREGADOR DA VDMFK/APBP - ISSO VERDADEIRAMENTE (SEM FALSA MODÉSTIA) MUITO MAIS PRA MIM DO QUE APENAS RESSALTAR A MINHA IMAGEM. POIS, ATUALMENTE SÃO OS DOIS TRABALHOS QUE ME DÃO MUITO PRAZER E TOMAM TODO O MEU EMPENHO.

POR ISSO, REPLICO AQUI A DITA MATÉRIA: 'PINTANDO UMA NOVA REALIDADE' QUE ACABEI DE COPIAR NO SITE OLS, ONDE NA VERDADE PODEM SER VISTAS, TANTO ESTA E/OU MUITAS OUTRAS NOVIDADES DA LEI Nº 11.705 (LEI SECA) EM: http://www.operacaoleisecarj.rj.gov.br/
"
PINTANDO UMA NOVA REALIDADE (por Leandro Lannes, com imagens fotográficas de Julio Diniz, e do cinegrafista Sidney, em 30 de novembro de 2012)
Jefferson Maia abre seu ateliê de pintura, na casa onde mora, em Padre Miguel, zona oeste do Rio de Janeiro. Arruma cuidadosamente seus pincéis e tintas, abre seu cavalete e posiciona suavemente uma tela à qual pretende acrescentar alguns detalhes. “Cascata da Floresta”, que logo ganharia sua assinatura, é apenas uma das mais de 100 obras que o agente de conscientização da Operação Lei Seca – tetraplégico, e, portanto, incapaz de utilizar as mãos – pintou usando somente a boca para alcançar notoriedade artística internacional. Em 2013 ele terá, pela primeira vez, um quadro no calendário da Associação de Pintores com a Boca e com os Pés (APBP), mais importante entidade artística internacional para pintores com deficiência.

Há quatro anos, Jefferson não tinha qualquer contato com as artes visuais. Seu conhecimento de desenho limitava-se às aulas dos tempos de escola técnica, e se fez autodidata na arte de usar o pincel com a boca. Do primeiro traço desacreditado, inspirado por um desafio de superar mais uma das muitas barreiras impostas a pessoas com deficiência, saíram obras já expostas no Brasil e na Europa, que encantaram membros da APBP, que hoje tem o agente como um artista exclusivo. Feliz com a primeira indicação para um calendário mundial, o cadeirante explica que buscar a arte foi um desafio.

 – Fiquei imensamente feliz só de ter uma obra reproduzida. Quando vi que conseguia fazer isso, mesmo com linhas primárias, achei que podia dar certo. Hoje, mesmo se eu tivesse melhorias nos meus movimentos de mão e braço, acho que continuaria pintando com a boca. No início, era muito detalhista e demorava dias para fazer um quadro. Hoje já faço com muito mais domínio e intimidade. A pintura, na verdade, está na cabeça, e não nas mãos – reflete.

A pintura transformou o cadeirante em um grande observador da natureza, tema favorito em suas composições. Paisagens são frequentes em suas telas, que sempre contam com algum tom questionador de questões políticas ou sociais. Sua rotina de trabalho não permite que pinte todos os dias, mas os momentos em que se põe em frente a seu cavalete são de concentração absoluta e esquecimento de todos os problemas. Com a prática, consegue dar vida a uma folha em branco em menos de uma hora.

– Como educador, percebo muito essa característica que o homem tem de autoaprendizado e autoaprimoramento. A gente pensa que não conseguiria viver numa cadeira de rodas ou sem enxergar, e de repente isso cai no colo. Nas oficinas que ministro, incentivo pessoas que não tem deficiência a pintar com a boca. Pessoas que nunca pegaram um lápis são capazes de fazer um quadro com a boca. Não é para pintar com a boca, mas apenas para perceber que a deficiência não é um fim, mas um meio de fazer diferente – afirma, emocionado.

O fato que originou sua trajetória de sucesso na pintura foi traumático. Aos 23 anos, ele trabalhava como mergulhador, e foi baleado após reagir a um assalto depois de tomar “algumas cervejas” em um bar. Durante o processo de reabilitação, prestes a voltar a andar, misturou bebida alcoólica e direção, e o carro que conduzia colidiu com um poste. Com o acidente, veio a certeza de que nunca mais voltaria a andar. Da depressão inicial, encontrou novas maneiras de viver sobre rodas. No esporte, encontrou-se no basquete e no rúgbi para pessoas com deficiência. Voltou aos estudos, formou-se pedagogo e, como agente de conscientização da Operação Lei Seca, leva sua experiência a jovens condutores.

 – Trabalhar na Operação Lei Seca hoje é um complemento das atividades que eu já fazia: usar a experiência de vida, falar a respeito da deficiência e trabalhar com jovens. Talvez se não tivesse bebido não teria reagido àquele assalto. Sempre falo isso nas palestras, porque a gente acha que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Dou graças a Deus de ter, no segundo acidente, ter sido um poste que achei pelo caminho e ter lesionado apenas a mim mesmo, porque eu não teria paz se tivesse lesionado alguém – revela.
"
É ISSO, PARA CONTATOS, ALÉM DO SITE, COM A NOSSA ACESSORIA DE IMPRENSA OLS: "Para solicitar outras informações, favor entrar em contato com o atendimento da Assessoria de Imprensa através dos telefones (21) 2334-3530 | 2334-3518 | 2334-3535. "

E PARA SABER DA PINTORES...SEJA PARA ADQUIRIR O MATERIAL, CARTÕES, TAGS, CALENDÁRIOS ETC: 

ATÉ UMA PRÓXIMA E UM FORTE ABRAÇO!

VALEU PESSOAL!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...