terça-feira, março 20, 2012

A PESCA INCLUSIVA COM O APOIO DA CBPDS SE FIRMA CADA VEZ MAIS

QUEO NOSSO PATRONO DA PESCA DESPORTIVA ADAPTADA, Dr EDUARDO BRACONY, É UM INCANSÁVEL FOMENTADOR NÃO HÁ DÚVIDAS. POR ISSO, NÃO DÁ PRA DEIXAR DE REPLICAR MAIS ESSA DA NOSSA CONFEDERAÇÃO - CBPDS. O NENO É PERFEITAMENTE CAPAZ E BUSCA CADA VEZ MAIS O SEU ESPAÇO, E TAL QUAL AQUELE SUL AFRICANO OSCAR PISTORIUS, QUE CONSEGUIU VAGA NO ESPORTE OLÍMPICO CONVENCIONAL, A MARCA TAÍ: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, QUANDO ADAPTADA, PODE TAMBÉM ENTRAR DE IGUAL PRA IGUAL EM ALGUNS LANCES. DAÍ UM POUCO DAS DUAS MATÉRIAS...

NENO E A PESCA

Um dia histórico para a Pesca do Brasil 

 

 Domingo, dia 18 de março de 2012, é um dia para entrar para a história da pesca competitiva do Brasil.

 

Sobrepujando adversidades, o atleta Neno Henrique Albernaz, venceu a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Pesca do Rio de Janeiro superando dezenas de outros participantes, mostrando que para ser um atleta de ponta basta ter determinação e acreditar que: "tudo é possível para aquelas pessoas que não acreditam no impossível".

Esta etapa foi marcada por muita emoção e grande confraternização entre os participantes, a disputa pelo lugar mais alto do pódio foi acirrada porém com muito respeito entre todos os pescadores. Atletas veteranos orientavam aqueles que entraram na raia de um Campeonato Estadual pela primeira vez, mais do que uma prova comum, pode-se dizer que foi uma festa, pois maior que o desejo de vencer estava a vontade de ajudar.

Entenda agora porque relatamos no início desta matéria que esta foi uma data histórica, isso foi dito pois marcou a primeira participação de um atleta deficiente visual (100%) em um Campeonato Estadual de Pesca no Brasil, é desejo desta Confederação que este exemplo seja seguido por todos.

Há 25 anos que um Clube do Rio de Janeiro promove anualmente um torneio chamado Troféu Solidariedade, neste torneio atletas veteranos fazem dupla com pescadores deficientes, porém no dia 18 de março foi dado mais um grande passo, a pesca possui um grande potencial para a inclusão social através do esporte.

Resaltamos que isso não é uma novidade no mundo, em 1988, por ocasião do Campeonato Mundial promovido pela Confederação Mundial na França, este que teve o Brasil como vencedor na categoria feminino e foi vice na categoria masculina, INDIVIDUALMENTE venceu o atleta Claudio Murtas da Itália, também deficiente visual.

 **************************

AGORA AOS QUE DESCONHECEM O ASSUNTO...

 Atleta paraolímpico sul africano consegue índice para Londres 2012

 

O sul-africano Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputadas e compete com pernas mecânicas de fibra de carbono, marcou 45seg07 nos 400 metros em um meeting na Itália. O atleta ficou 0.18 segundos abaixo do índice A e agora pode ser selecionado para representar a África do Sul nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Pistorius conseguiu o direito de competir com atletas não deficientes em 2008, após uma longa batalha com a justiça.

Pistorius só pode competir no mais alto nível do atletismo após o Tribunal Arbitral do Esporte derrubar uma decisão da Iaaf, tomada em maio de 2008, que dizia que sua prótese dava uma vantagem injusta sob outros atletas. Cinco meses antes, um estudo feito pela Iaaf, que comparava Pistorius com outros seis atletas não deficientes capazes da mesma performance, havia afirmado que as próteses do atleta exigiam dele 25% menos energia que seus rivais.

O atleta argumentou que ele corria em desvantagem, pois tem menos sangue em seu corpo e ele não possui o músculo da panturrilha. O Tribunal Arbitral do Esporte concluiu que a prova foi inconclusiva e liberou Pistorius para competir.

Uma condição congênita fez com que Pistorius nascesse sem alguns ossos da perna e amputasse ambas abaixo do joelho, quando tinha 11 meses. Se provou uma decisão de sucesso, já que Pistorius conquistou quatro medalhas de ouro nas Paraolimpíadas e é dono dos recordes mundiais de deficientes nos 100, 200 e nos 400 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...