sexta-feira, novembro 05, 2010

VOLTOU, O JARDIM SENSORIAL ITINERANTE NO CATETE

CARTAZ JARDIM SENSORIAL

GALERAAAA,
O PROJETO, JARDIM SENSORIAL FOI REEDITADO NO MUSEU DA REPÚBLICA. QUEM NÃO FOI..., A HORA É ESSAAA!!


Jardim Sensorial Itinerante no Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete)
04 a 27 de novembro – Terça a Sábado 09 as 16h.
“Programa Nacional Primavera nos Museus – IBRAM/ MINC Edição 2010”
Patrocínio Grupo Águia

 O Jardim Sensorial Itinerante utiliza uma estrutura móvel, com recursos ergonômicos que possibilitam levar para os mais diversos locais públicos um Jardim acessível para todos, inclusive deficientes visuais, onde realizamos atividades de EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA que estimulam a percepção através do contato lúdico vivencial com elementos da natureza e com os semelhantes – e suas diferenças.

Na Visita Mediada o visitante é convidado a participar de um exercício
inusitado: privar-se da visão por alguns minutos para percorrer os canteiros do Jardim guiado por uma monitora educadora cega.

No percurso, a monitora orienta o deslocamento físico do visitante e estimula-o a explorar seus sentidos de audição, olfato, tato e proprioceção; a tocar, cheirar e perceber as estruturas das plantas, tentando reconhecê-las por suas características não visuais; a ouvir e tentar reconhecer os sons do entorno e a orientar-se no espaço sem a visão.

Histórico do Jardim Sensorial Itinerante:

O Jardim Sensorial Itinerante foi desenvolvido a partir de um projeto implementado em 2007 para revitalizar um antigo e deteriorado jardim para deficientes visuais no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, onde, até dezembro de 2009, promoveram-se atividades que sensibilizaram o público para uma visão solidária e cidadã a partir de temas relevantes como a inclusão social de pessoas com deficiência e a conservação da natureza. O projeto obteve grande repercussão, tendo recebido cerca de 40 mil visitantes.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES:

- Visitas mediadas por monitora cega
04 a 27 de novembro – Terça a Sábado 09 as 16h.

- Oficina de Argila “Olhos das Mãos”:
A artista plástica cega Rose Queiroz ministrará a oficina, em que o participante vendado, será orientado a moldar uma máscara a partir de um bloco de argila.
Dias 06, 20 e 27 de novembro

CONTATO
SHIZUE TAMAKI
+ 55 (21) 2232 7207/ 8159 0966

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

VISITANDO A GALERIA E EXPOSIÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE BELAS ARTES - ABBA

 Academia Brasileira de Belas Artes, nova galeria com exposição ímpar dos artistas acadêmicos da instituição; sabe onde? No novo Shopping Pa...