terça-feira, novembro 16, 2010

SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ


A Maré



Foto: Aérea panorâmica Genilson Araújo

Toda a região à margem da Baía de Guanabara caracterizada originalmente por vegetação de manguezal e ocupada por pântanos é conhecida como o conjunto de comunidades da Maré. Ocupados desde a década de 1940 por barracos e por palafitas, os manguezais foram sendo progressivamente aterrados, tanto pela população quanto pelo poder público e o termo “Maré” tem origem no fenômeno natural que afligia os moradores das palafitas, trazendo sujeira e lama.

O bairro Maré foi fundado em 19 de janeiro de 1994 pelo Projeto de Lei nº 2119. Situado entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, é hoje um dos principais espaços da Zona da Leopoldina. A Maré possui cerca de 132 mil habitantes e a população se distribui por cerca de 38 mil domicílios, em 16 comunidades.

Trata-se de um conjunto de favelas que se destaca tanto simbolicamente quanto estrategicamente. Primeiro, por conta de sua localização geográfica, da proximidade com grandes vias e com o aeroporto internacional É também uma comunidade que chama a atenção nas questões relacionadas à segurança pública. Na Maré, está localizado o único batalhão de polícia militar dentro de uma favela. Além disso, nela é possível encontrar grande diversidade de conformações no que diz respeito a favelas: morros, aterros, conjuntos habitacionais, construções de alvenaria e outras mais precárias, dentre outras.
mapa da maré dividido

ESSA É A MARÉ, UM DOS MAIORES COMPLEXOS DE COMUNIDADE DO RJ, E POR CONTA DE TANTAS ESPECIFICIDADES DE CUNHO SOCIOLÓGICO E EDUCACIONAL, O SEMINÁRIO SE FAZ NECESSÁRIO.

BANNER DO SITE REDES DA MARÉ
SEGUE ABAIXO O INFORME QUE RECEBI POR E-MAIL:
"

Seminário discute a valorização da educação na Maré

A Redes de Desenvolvimento da Maré promove o “II Seminário de Educação da Maré:
mobilização e valorização da escola pública”
Refletir sobre os desafios do trabalho educativo na Maré e contribuir para a melhoria do desempenho dos mais de 15 mil alunos da região. Esse é um dos objetivos do “II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública”, que acontece no dia 27 de novembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de pais, moradores e interessados no assunto, são esperados professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estagiários e voluntários das 16 escolas de ensino fundamental que atendem a Maré. A partir da integração possibilitada por esse encontro, os profissionais de educação poderão compartilhar suas experiências na rede municipal de educação e pensar formas de enfrentar os desafios da educação nas comunidades, mobilizando e valorizando a educação na Maré. “Queremos ampliar a compreensão sobre as condições educacionais das escolas públicas na Maré e contribuir para o enfrentamento com as várias instâncias do poder público e com os profissionais que atuam na Maré”, afirma Andréia Martins, pedagoga e coordenadora do seminário.

Além disso, de acordo com Andréia, o desejo é que esses encontros não só entrem para um calendário formal, sendo realizados anualmente, mas também concretizem a constituição de um Fórum de discussão permanente. Um Fórum que possa reunir profissionais de educação e representantes do poder público, com o objetivo de realizar estudos, reflexões e debates, sempre apontando para a melhoria da qualidade da educação na cidade do Rio de Janeiro, a partir da Maré.

Nesse aspecto, a Redes está empenhada em dar a sua contribuição. De acordo com Eliana Sousa, diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré, “a prioridade é a elaborar e realizar projetos sociais que, articulados com as escolas públicas da região, possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, valorizando a escola como um espaço que possa garantir às crianças de origem popular perspectivas de ampliação do seu universo social, cultural e intelectual”.

No ano passado, cerca de 350 profissionais de educação se dividiram em grupos de trabalho, discutiram e apresentaram propostas para ajudar a melhorar a educação na comunidade. Entre as propostas apresentadas, encontram-se aquelas voltadas para a melhoria das condições de estrutura física dos prédios escolares, diminuição do número de alunos por turma, contratação de professores concursados para suprir a carência desses profissionais nas escolas, maior incentivo para cargos como coordenador pedagógico e articulação com outras áreas para inserção de profissionais de fonoaudiologia, assistentes sociais e psicólogos para atendimento aos alunos. No início de 2010, essas propostas foram sistematizadas, gerando um documento que foi entregue à Secretária de Educação, Sra. Cláudia Costin, que novamente estará na mesa de abertura do evento.

Lançamento de livro reúne artigos e propostas para a educação na Maré

Durante a organização do I Seminário de Educação na Maré foi lançado um edital para que todos os profissionais de educação, que atuam na Maré, enviassem artigos sobre suas experiências nessas escolas. “Recebemos os artigos e, após avaliação desse material, chegamos a uma publicação que contará com 11 textos. O livro aborda o desdobramento do Seminário do ano passado, de modo a manter o processo de mobilização e incentivo à participação dos profissionais da educação da Maré”, explica.
A obra é divida em duas partes: a primeira apresenta artigos que trazem reflexões mais teóricas e possibilitam a sistematização de elementos fundamentais para a compreensão da escola e do desempenho dos alunos moradores da Maré. A segunda parte compartilha experiências realizadas por profissionais de educação nas escolas da região. O livro terá distribuição gratuita durante o II Seminário de Educação na Maré.

Serviço:
Local: Auditório Quinhentão do CCS da UFRJ
Data: 27 de novembro
Horário: 8h às 17h
Inscrições: De 5 a 21 de novembro, no site www.redesdamare.org.br

Contato:
Rosilene Miliotti - Redes de Desenvolvimento da Maré - Comunicação Institucional
Tel.: 8234-5871 - @rosimiliotti - @redesdamare 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 21 de novembro através do link https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&authkey=CJTQh-gP&formkey=dFpIaXpCaUhTZ1ZXRFFraF9nMjlfN3c6MQ#gid=0
 
É fundamental que seu e-mail seja informado para que sua inscrição seja enviada confirmação de sua inscrição.
"

É ISSO GALERA..., PROS MANOS DA EDUCAÇÃO, PROS DA SOCIAL OU DEMAIS INTERESSADOS, TÁ DADO O BIZÚ. JÁ ÉEEEE

* EXTRAORDINARIAMENTE, DE ACORDO COM OS ORGANIZADORES, O INCLUSIVAS AVISA: 


Prezado profissional de educação da Maré,

por conta dos últimos acontecimentos em nossa cidade, a Redes da Maré e a Secretaria Municipal de Educação, decidiram suspender a realização do II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública, previsto para o próximo sábado, dia 27 de novembro.

Sua inscrição está confirmada e informaremos, em breve, a nova data do encontro.

Qualquer dúvida, entre em contato através desse e-mail ou dos telefones 3105-5531 e 7819-3657.

Att.
Comissão organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑