sexta-feira, novembro 26, 2010

COM A GALERA DA ANAERJ NO ANIVERSÁRIO DA PRESIDENTE KENIA RIO

UMA COISA QUE SEMPRE ME INCOMODA É O FATO DAS NOSSAS DIFERENÇAS APARENTES SEREM ENCARADAS COM DESIGUALDADE PELA SOCIEDADE, MAS VAMOS EM FRENTE. OU SEJA, A NOSSA NECESSIDADE POR ADAPTABILIDADE E CONVÍVIO SAUDÁVEL COMEÇA E DETERMINA O MOVIMENTO DE CADA UM EM BUSCA DO 'BARATO DA VIDA' APESAR DA 'CORRENTE CONTRÁRIA'.

EU POR EXEMPLO, NESSA RELAÇÃO PESSOAL DE MOVIMENTO E NECESSIDADE DE BEM-VIVER, ESSA SEMANA MESMO ESTIVE NUM EVENTO QUE ME FOI MUITO PRAZEROSO PELO FATO DE ESTAR COM PESSOAS AMIGAS E DE TER CONHECIDO OUTRAS DE EXTREMA SIMPATIA E GRANDEZA.

MAS O FATO DE VIR A PUBLICAR ISSO SE DEU POR MAIS UM TIPO DE CONHECIMENTO NO MEU APRENDIZADO DE VIDA. EXPLICO: A GENTE OUVE, VÊ OU LÊ EM ALGUMA MÍDIA: - ANÕES, BLA BLA BLA. MAS  QUEM ESTÁ DE FORA, QUASE NUNCA SE APROFUNDA NO CASO. VEMOS ALGUNS EXEMPLOS ROTINEIRAMENTE USADOS EM COMÉDIAS TIPO 'PASTELÃO'. E/OU, ULTIMAMENTE ABSORVIDOS PELO MEIO PORNOGRÁFICO COMO FETICHE. CIRCOS, PROPAGANDAS EXÓTICAS ETC. AS PESSOAS DE UMA MANEIRA GERAL MAL SABEM DE COMO É O  SEU DIA A DIA E COMO SÃO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS E NECESSIDADES DE QUEM TEM NANISMO.
MUITO POUCO AINDA É DIVULGADO NA SOCIEDADE PELO LADO SÉRIO E COTIDIANO DA VIDA DE QUEM TEM ESSE TIPO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA. POR EXEMPLO, QUASE NUNCA OUVIMOS O TERMO, PESSOA COM NANISMO, OU MENOS AINDA ACONDROPLASIA (ESSE ENTÃO QUASE NINGUÉM CONHECE). COM ISSO, A SOCIEDADE NÃO SE DÁ CONTA DAS NECESSIDADES REAIS DESSE TIPO DE INDIVÍDUO, E PIOR VÊ ESSAS PESSOAS COM A PIOR DAS FORMAS, A EXCLUDENTE, SEM SEQUER DAR ATENÇÃO; COMO DIZ A GRANDE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE NANISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ANAERJ, KENIA RIO: "é preciso quebrar a barreira do preconceito contra o nanismo". Os anões seriam ainda ridicularizados e infantilizados. “Queremos acabar com a imagem ridicularizada e cômica dos anões perante a sociedade. Muitos acham que nós só somos úteis no circo e em programas humorísticos” (DEPOIMENTO COLHIDO NO SITE, G1 de 27/08/2009).

ATÉ ENTÃO MEU CONTATO DE CONVÍVIO ESPORÁDICO COM PESSOAS COM NANISMO  TINHA SIDO COM A BRILHANTE JORNALISTA E ATRIZ, KÁTIA FONSECA, DE CAMPINAS, QUE NA ÉPOCA ESTREITOU CONOSCO EM ALGUNS EVENTOS PROMOVIDOS PELO CVI-Rio, MAS QUE, POR DESCAMINHOS DA VIDA,  INFELIZMENTE NÃO A VEJO HÁ ALGUNS ANOS. E OUTRAS QUE CONSIDERO COLEGAS COMO AS QUERIDAS, ANINHA, MORADORA DAQUI DO BAIRRO E A BELA JULIANA, AMBAS DA ANAERJ, MAS QUE SÓ VEJO NUM OI RÁPIDO DE VEZ EM QUANDO NUM EVENTO OU OUTRO..., E COM ESSE TEMA À BAILA, LEMBRO AINDA DUMA DE MINHAS CRÔNICAS, UMA DAS PRIMEIRAS, QUANDO ESCREVIA NO EXTINTO JORNAL SUPERAÇÃO DO CVI-Rio. NESSE TEXTO FIZ UMA ANALOGIA AO QUE PODERIÁMOS CONSIDERAR COMO UM  CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE NA HISTORINHA DE BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, ONDE  IRONICAMENTE QUEM ERA DEPENDENTE ERA A BELA PROTAGONISTA, ISSO NUM AMBIENTE TOTALMENTE ADAPTADO AOS SETE PEQUENOS PERSONAGENS ATIVOS E PRODUTIVOS QUE CUIDAVAM DELA.

E VOLTANDO, OU MELHOR, CONTINUANDO SOBRE O ASSUNTO 'NANISMO', PARA OS LEIGOS, A RESPEITO DO QUE SE TRATA, COLHI UM POUCO INFORMATIVO NO WIKIPÉDIA: "A partir da morfologia, o Nanismo é dividido em dois grandes grupos: o dos nanismos proporcionais, onde a estatura do indivíduo é baixa, mas o tamanho dos órgãos mantem a mesma proporção; e os nanismos desproporcionais, também chamados displasias esqueléticas, onde o tamanho do indivíduo é bem mais baixo que o normal, porém alguns órgãos mantém-se em tamanho maior em relação à altura, em comparação com os indivíduos não-nanistas. O tipo mais conhecido de nanismo proporcional é o nanismo pituitário, enquanto os tipos mais comuns de nanismo desproporcional são a acondroplasia e a hipocondroplasia, em que há encurtamento dos membros e algumas displasias em que há acometimento severo da coluna vertebral. Ocasionalmente, o termo nanismo é aplicado somente às baixas estaturas desproporcionais. Ambos os tipos de nanismos normalmente têm causas genéticas e podem ou não ser hereditários. A condição de estar abaixo da altura esperada como o resultado de uma parada prematura do crescimento esquelético. Ele pode ser causado pela secreção insuficiente do hormônio do crescimento: nanismo hipofisário. A definição de nanismo conforme O Tratado de Pediatria Nelson é de até 1,45 metro para homens e de 1,40 metro para mulheres."

BEM, TUDO EXPLICADO, TUDO ESCLARECIDO, VAI AGORA O REGISTRO SOBRE AONDE ESTIVE, E, SOBRE ESSA FIGURAÇA SUPER DO BEM, A COMPETENTÍSSIMA ADVOGADA E PRESIDENTE DA ANAERJ, Dra KENIA RIO.
DESSA VEZ, A PARADA FOI TÃO SIGNIFICATIVA QUE ATÉ DESCONSIDERO, NUMA BOA, A DIFICULDADE DE ACESSIBILIDADE DAS ESCADAS DO PRÉDIO ONDE ELA MORA. O PESSOAL ME DEU UMA CARREGADA E SUBIMOS SEM PROBLEMAS. E VALEU MUITO A PENA, POIS, ESSA GALERA DA ASSOCIAÇÃO É MUITO GENTE BOA E PELO QUE PUDE OBSERVAR A KENIA, COM O APOIO MORAL DO GRUPO, VEM FAZENDO UMA LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA. OS PRESENTES EM GERAL DEMONTRARAM QUE GOSTAM MUITO DELA, ONDE CARINHOSAMENTE A PRESENTEARAM COM UMA CAMISETA ESTAMPADA COM UM PAINEL DE FOTOS COM MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DE SUA HISTÓRIA E AÇÃO EM NOME DA ANAERJ. PERCEBI AINDA QUE ESSE IMPORTANTE TRABALHO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO VEM CADA VEZ MAIS ATUANDO FIRME COM PRESENÇA MARCANTE. TAMBÉM NAS PARCERIAS NOTA 10, COMO NOS EVENTOS DO  INSTITUTO NOVO SER, COMO O 'PRAIA PARA TODOS' E 'SUPERAÇÃO-Rio' ONDE OS MEMBROS DA ANAERJ SÃO PRESENÇA CONSTANTE. AINDA NOS DESFILES DA EMBAIXADORES DA ALEGRIA ETC..., AH, TAMBÉM NO DIA 4 PRÓXIMO NO MOVIMENTO SUPERAÇÃO SP, NOVAMENTE O GRUPO ESTARÁ CONOSCO. - COM ISSO O SEGMENTO GANHA CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE SOCIAL, GANHAMOS NÓS O PRAZER DE SUA ANIMADA COMPANHIA E GANHA TODA A SOCIEDADE.

A FESTA DA KENIA FOI 10, COMO DISSE, SÓ PESSOAS QUERIDAS, NUM DOMINGO SUPER INTERESSANTE, DE UMA VIBE DAS MELHORES.
VALEU KENIA, PARABÉNS PELO NÍVER! FIQUEI MUITO FELIZ EM TE CONHECER ASSIM COMO TODO O GRUPO ALÉM DOS QUE JÁ CONHECIA. NESSE RITMO, O TRABALHO DA ANAERJ TÁ INDO MUITÍSSIMO BEM, SÓ TENDE A 'CRESCER'.
É ISSO GALERA...! CADA VEZ MAIS VAMOS VENDO O QUANTO A NOSSA DIVERSIDADE SE COMPLEMENTA. DEIXEMOS O PIEGUISMO DE LADO, O SENSACIONALISMO PRA TRÁS E, SEM TROCADILHO, VAMOS É VIVER A VIDA. COMO DIZ O SLOGAN DA TV ASSEMBLEIA, TEMOS QUE FAZER A DIFERENÇA.

ABRAÇÃO PRA GERAL!!! FUIIIIIIII...........

2 comentários:

  1. Excelente postagem, Jeff!
    Hoje, através do seu blog, aprendi um pouco mais sobre pessoas com nanismo.
    Não tenho contato com a jornalista Kátia Fonseca, mas sei que ela faz um brilhante trabalho.
    Desejo muitas felicidades e sucesso para a Drª Kenia! E agradeço a você por compartilhar conosco a experiência que teve com pessoas cheias de coragem, garra e determinação.
    Você também é um guerreiro, meu amigo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE ESSE PESSOAL É NOTA MIL
    VLEW QUERIDA
    BJO GD

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑