terça-feira, setembro 28, 2010

JARDIM SENSORIAL SE APRESENTA COMO ITINERANTE E DÁ UMA ENRAIZADA NO CATETE

JÁ OUVIU FALAR DO JARDIM SENSORIAL? JÁ TEVE A EXPERIÊNCIA DE SENTIR AS PLANTAS PELO TOQUE? JÁ FEZ ESSA ATIVIDADE NUMA CONDIÇÃO GUIADA E DE OLHOS VENDADOS? JÁ FOI GUIADO/A E ORIENTADO POR UMA PESSOA COM CEGUEIRA?

SE RESPONDEU TUDO ISSO NEGATIVAMENTE, OU PELO MENOS QUASE TUDO, OU MESMO SE JÁ CONHECE E QUER REVIVER A SENSAÇÃO; A HORA É ESSA. POIS O JARDIM SENSORIAL TÁ NA ÁREA. E POR TER SE DESDOBRADO NA CONDIÇÃO ITINERANTE, DESSA VEZ 'FLORESCE' NO MUSEU DA REPÚBLICA, NO PALÁCIO DO CATETE.
CARTAZ INFORMATIVO
PRA SABER MAIS E FICAR LIGADO NA PARADA, SEGUE O RELEASE DESCRITIVO:

"Histórico do Jardim Sensorial Itinerante - O Jardim Sensorial Itinerante foi desenvolvido a partir de um projeto implementado, em 2007, para abrigar o Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Até dezembro de 2009, promoveram-se ali atividades que sensibilizaram o público para uma visão solidária e cidadã a partir de temas relevantes como a inclusão social de pessoas com deficiência. O projeto obteve grande repercussão, tendo recebido cerca de 40 mil visitantes.

E agora, o Museu da República comemora chegada da primavera com Jardim Sensorial Itinerante de forma educativa e inclusiva. Após passar pelo Jardim Botânico, o Jardim Sensorial Itinerante (JSI) está  no palácio do Catete desde o dia 23 de setembro (quinta-feira), convidando frequentadores e estudantes a participarem do projeto, que visa à inclusão social.

O evento, gratuito, faz parte do “Programa Nacional Primavera nos Museus”. O JSI ficará instalado no jardim histórico do museu durante trinta dias e os visitantes poderão fazer visitas mediadas por monitoras cegas, além de participarem de oficinas e palestras. Os visitantes videntes, vendados, serão estimulados a tocar, cheirar e reconhecer as plantas enquanto percorrem os canteiros do jardim.

Utilizando uma estrutura móvel adaptada para pessoas com deficiência, como placas de informação sobre as espécies em Braille, o jardim sensorial tem o objetivo de instigar o visitante a ampliar sua capacidade perceptiva através do contato sensorial com as diferentes espécies de plantas, assim como aprender sobre suas utilidades.

Na ocasião, a artista plástica cega Rose Queiroz, ministrará a oficina “Olho das Mãos”, em que o participante, vendado, será orientado a moldar uma máscara a partir de um bloco de argila. A oficina “As mãos também falam”, apresentada pela psicopedagoga Dra. Tathianna Prado Dawes, deficiente auditiva, mostrará o universo linguístico da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS através de jogos e brincadeiras.

O pedagogo e cadeirante Jefferson Maia dará a palestra “Mitos e realidades da pessoa com deficiência”, apresentando com bom humor o cotidiano das pessoas com deficiência e mostrando formas adequadas de se referir, abordar e interagir com pessoas com deficiência no dia-a-dia. Jefferson é também pintor de boca e consultor/colunista do jornal “NA LUTA”.

O Instituto de Pesquisa Ambiental, Social e Cultural – INTERATOS é o responsável pelo jardim. A coordenadora e idealizadora do projeto, Shizue Tamaki, ressalta o propósito sócioeducativo e inclusivo do Jardim Sensorial Itinerante: “Nossa equipe é composta por pessoas cegas e com deficiência auditiva e locomotora, todos profissionais muito talentosos. O fato de os visitantes serem assistidos por eles tenta eliminar conceitos arraigados a respeito de uma suposta capacidade inferior das pessoas com “deficiência”. Shizue completa: “Deveríamos substituir o conceito 'deficiente' pela palavra 'eficiente'.”

Durante esse periodo em que o JSI está no Museu da República, estão sendo comemorados o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09); o Dia Nacional do Deficiente Auditivo (26/09); e o Dia do Deficiente Físico (11/10). O evento no museu conta com o patrocínio do Grupo Águia, formado por nove empresas especializadas em produtos turísticos e que investe na área de responsabilidade social e ambiental.

O público estimado é de 350 pessoas por dia. Os grupos e escolas interessados em participar das visitas mediadas, das oficinas e da palestra podem se inscrever através do email jardimsensorial@interatos.org ou telefones 2232-7207/ 8159-0966. O site do projeto é  www.interatos.org .

PROGRAMAÇÃO
* Jardim Sensorial Itinerante no Museu da República (Rua do Catete, 153) 23 de setembro a 24 de outubro

- Visitas mediadas: Segunda a sábado, de 9h às 16h.
- Oficina de Argila “Olhos da Mãos”: Dias 23/09; 24/09; 30/09; 01/10; 07/10;  08/10; 14/10; 15/10; 21/10 e 22/10, às 10h.
- Oficina de LIBRAS “Mãos que falam”: Dias 28/09;  05/10; 19/10, às 10h; 23/10, às 14h.
- Palestra “Mitos e Realidades da pessoa com deficiência”: 13/10, às 14h."

Mariana Campos
Assessora de Imprensa do Jardim Sensorial Itinerante
Tel: 21 8225-3553
*******************************************************************

- É ISSO GALERA, PRA DAR UM CONFERE A MAIS, TANTO NOS CONTATOS DA SHIZUE OU DA MARIANA OS TELEFONES E MAIL JÁ ESTÃO AÍ; MAS VALE TAMBÉM UM CHEGA NO SITE (QUE TÁ MÓ LINDÃO) DO JARDIM SENSORIAL, OU NO BLOG, JARDIM SENSORIAL.BLOGSPOT, QUE TEM A LINDINHA DA SHIZUE LOGO DE CARA. 

TAMULÁ, AFINAL É PRIMAVERA...! BEIJO NO CORAÇÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...