quinta-feira, julho 29, 2010

DEBORAH COLKER NO TEATRO JOÃO CAETANO COM 4 X 4... E O ACESSO BELEZA

ASSIM ROLOU, CERTA VEZ UM CAMARADÃO CHEGADO MEU, NUMA CONVERSA COMIGO SOBRE ACESSIBILIDADE, OBRAS, PATRIMÔNIO PÚBLICO ETC; SAIU COM ESSA: "- DANE-SE O PATRIMÔNIO PÚBLICO, O IMPORTANTE SÃO AS PESSOAS!" É CLARO QUE TEM UM TANTO DE RADICAL NESSE DESABAFO DO MEU BROTHER, POIS EU MESMO, EMBORA UM DOS GRANDES INTERESSADOS EM ACESSIBILIDADE CONSIDERO DE SUMA IMPORTÂNCIA A PRESERVAÇÃO DA CULTURA HISTÓRICO ARQUITETÔNICA SIM, MAS PENSO QUE SEMPRE HÁ DE SE TER UM MEIO TERMO.

O teatro na década de 30
E A BOLA DA VEZ FOI O VELHO E BOM, CONHECIDÃO DE TODOS, O TEATRO JOÃO CAETANO AQUI DO RIO, COM SEUS 80 ANOS (DESDE A INAUGURAÇÃO EM JUNHO DE 1930 SOBRE O ANTIGO TEATRO SÃO PEDRO), E QUE DESDE ENTÃO JÁ PASSOU POR VÁRIAS REFORMAS ESTRUTURAIS. - POR ISSO VAMOS LÁ, NESSE POST VER QUAL É DA SITUAÇÃO...!

O LANCE NESSA ONDA TODA É CITAR O QUE REPAREI NO LOCAL, POIS A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE ADAPTADA TEM UMA PARADA QUE NÃO DÁ PRA DEIXAR DE LADO. LÁ, AS ÚLTIMAS REFORMAS GARANTIRAM O TRÂNSITO INTERNO LIVRE PRA GERAL, VÃOS AMPLOS NAS FILEIRAS DAS CADEIRAS (DÁ PRO CADEIRANTE FICAR E ASSISTIR NA BOA), O ÚNICO OBSÉQUIO FICA POR CONTA DO BANHEIRO, QUE GANHA NOTA DEZ POR SER ADAPTADO, GRANDE, UNISEX E SEPARADO DOS COLETIVOS (MASC/FEM) - O QUE DÁ PRA A PESSOA ENTRAR JUNTO SE PRECISAR DE AJUDA DE SUA POSSÍVEL CIA DO SEXO OPOSTO (COMO SERIA O MEU CASO) -, MAS PROS HOMENS CADEIRANTES QUE USAM SOZINHOS O DETALHE ERRADO ESTÁ NA BASE GRANDE NO PEDESTAL DO VASO (A CADEIRA NÃO ENCOSTA MUITO), MAS, COMO O 100% ÀS VEZES FOGE,,,; NO GERAL ESTÁ BEM SATISFATÓRIO. E BOM MESMO FICA POR CONTA DO MOTIVO PRINCIPAL DESSA MINHA ABORDAGEM , A SOLUÇÃO PRA ADAPTAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, POIS JÁ VI E OUVI MUITA DESCULPA ESFARRAPADA DE QUE, 'O PRÉDIO TOMBADO, NÃO PODE SER MEXIDO ETC ET ALL'. MAS NO JOÃO CAETANO, ASSIM COMO JÁ VI FEITO EM OUTROS LUGARES, A ESCADA ORIGINAL GANHOU UMA SOBREPOSTA COM O ACESSO DE RAMPA LATERAL (SEM QUEBRAR O 'PATRIMÔNIO' ORIGINAL). FICOU DEZ E ESTÁ AÍ, DÁ PRA VER  O QUE DIGO EM FOTOS:
E NESSA PARADA DOMINGUEIRA, CURTINDO E OBSERVANDO O ACESSO - QUE CONTA TAMBÉM COM ESSE MESMO RECURSO NA ESCADARIA INTERNA DE ACESSO À PLATEIA -, O BOM MESMO FOI O SHOW 4 X 4!
NA FRENTE DO TEATRO COM O LETREIRO 4 X 4
FUI COM UMA AMIGA, E FOI NO DOMINGO PASSADO,  BELÍSSIMO O ESPETÁCULO DE DANÇA DA CIA DEBORAH COLKER, 4 X 4, POR SINAL MAIS DO QUE RECOMENDADASSO, PODE IR QUE EU 'AGARANTCHO' - ALIÁS..., A ESTREIA TAMBÉM FOI NESSE FINAL DE SEMANA, MAS A TEMPORADA É CURTA (E DE PREÇOS POPULARES), PORTANTO, SE ESTIVERES AFIM CORRE PRA GARANTIR O BILHETE.

QUER SABER QUAL É DA PARADA...?; VÊ AÍ UMA AMOSTRA DO YOU TUBE:
video
BOM, FAZENDO UM TROCADILHO, 'O SHOW FOI SHOW', E LÁ DENTRO MELHOR AINDA, POIS ENCONTRAMOS ALGUNS BONS AMIGOS QUE NÃO VIA HÁ UM TEMPO, E QUE PODEM ATESTAR O QUE DISSE AQUI, O PEDRO, A RITINHA E O PETER.

É ISSO GALERA, ACHO QUE JÁ DEU. E NUMA OUTRA SITUAÇÃO INTERESSANTEMENTE 'INCLUSIVAS', LANÇO AQUI, VALEU!!! GRANDE ABRAÇO.

4 comentários:

  1. Legal a questão da acessibilidade e o pedacinho do balé, que é um show.

    ResponderExcluir
  2. Prezados...

    Há muitos anos atrás eu trabalhava como secretária da ONG DEFNET (Dr. Jorge márcio) e lembro-me do trabalho maravilhoso de vcs...

    Saudades...

    E por ironia e alegria do destino, tenho um filho portador de sindrome de Asperger(autismo)... enfim... Nada realmente é por acaso!!!!

    Estamos na luta!!

    Eucia fernanda - Meu

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA EUCIA.
    NA LUTA SEMPRE
    FORÇA E FÉ
    ABÇ

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑