quarta-feira, dezembro 10, 2008

TROFÉU BEIJA-FLOR DO RIO VOLUNTÁRIO

"Inspirado na fábula do Beija-Flor, o RIOVOLUNTÁRIO, desde a sua fundação, premia, ao final de cada ano, dez voluntários que tenham desenvolvido um exemplar serviço de voluntariado, a partir da indicação das organizações onde colaboram. Há homenagens também para intelectuais, jornalistas, empresários, que realmente contribuam para uma sociedade mais justa. São os homenageados especiais, nas categorias Mídia, Evento, Empresa, Instituição, Redes e Homenagem Especial." fonte: RIOVOLUNTARIO

EU, PARTICULARMENTE, TIVE A HONRA DE TER SIDO UM DOS PRIMEIROS HOMENAGEADOS AINDA NA SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, NO ANO DE 1997, INDICADO PELO CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE - CVI-Rio, QUANDO AINDA TRABALHAVA NA ONG. E CONFESSO QUE ME SENTI ENVAIDECIDO DE VER MEU NOME NUM BANNER NO HALL DE ENTRADA DO TEATRO.


AGORA TIVEMOS A EDIÇÃO 2008 DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO TROFÉU BEIJA-FLOR, COORDENADO PELA DIRETORA DO RIO VOLUNTÁRIO, HELOISA COELHO, E ESTIVE LÁ, PRESENTE PRA DAR UMA MORAL PRO MEU AMIGO DE LUTA NA ONG, ESPAÇO NOVO SER, O RICARDO GONZALEZ, E MATAR UM POUCO A SAUDADE DE UM MOMENTO TÃO SIGNIFICATIVO. POIS, NA VERDADE, ENTENDO ISTO COMO UM BELO INCENTIVO À CULTURA DO VOLUNTARIADO EM NOSSO PAÍS.


AQUI ALGUMAS FOTOS DO EVENTO, QUE ACONTECEU NO TEATRO SESI, E QUE FOI BRILHANTEMENTE APRESENTADO PELA ATRIZ CIÇA GUIMARÃES.



- E SE TENHO ALGUMA RESSALVA CRÍTICA, FICA APENAS O FATO DE DESCONSIDERAREM A PRESENÇA DE UM CADEIRANTE NA QUESTÃO DE GRUPO, POIS O RICARDO TEVE QUE RECEBER SEU TROFÉU NA PLATÉIA, OU SEJA, ABAIXO E EXCLUÍDO DA CERIMÔNIA DE PALCO (SEM RAMPA DE ACESSO), SEM PODER ESTAR FIGURANDO NA FOTO CONJUNTA COM OS DEMAIS HOMENAGEADOS.



TRAGO ESSE 'DETALHE' PORQUE TAMBÉM ACONTECEU COMIGO EM 1997, E ME SINTO NA RESPONSA DE MARCAR AQUI O QUANTO AS DIFERENÇAS SÃO LAMENTAVELMENTE DESCONSIDERADAS NUM MOVIMENTO QUE SE DIZ INCLUSIVO - É UMA CONTRA-CULTURA QUE PRECISAMOS COMBATER!

TERMINO COM UMA PERGUNTA: SERÁ QUE SE ALGUM DOS COORDENADORES USASSE CADEIRA DE RODAS, OU SE VIESSE ALGUÉM DE INFLUÊNCIA POLÍTICA COM UMA LIMITAÇÃO FÍSICA, MESMO QUE TEMPORÁRIA, ISSO NÃO SERIA PROVIDENCIADO?


MAS MESMO ASSIM O RICARDO FOI A GRANDE PRESENÇA E ESTÁ DE PARABÉNS, POR TER IDO E TER MOSTRADO MAIS UMA DAS 'DEFICIÊNCIAS SOCIAIS' EM QUE VIVEMOS..., E NO FIM, VALEU DEMAIS A FESTA.

UM FORTE ABRAÇO INCLUSIVO PRA GERAL!!!

7 comentários:

  1. aproveito a oportunidade para parabenizar ambos pelo trabalho voluntário e reforçar a questão de incluir de fato os meios necessários para que TODOS possam estar presentes sem barreiras, mesmo pq as rampas são mais ergonomicas, naturais e melhores pra saude dos joelhos q os degraus, rsrsr!!!!
    Mas ainda é preciso é preciso impregnar a sociedade com esses alertas (já to imaginando se daqui a mais 10 , 11 anos tb vão cometer essa gafe, na melhor forma de interpretar, rs!)
    As escadas ou degraus 'embarreirantes' já deveriam ter deixado de ser a apresentação tradicional vinculada de forma permanente e erroneamente mtas vezes unica em plena moderndade do sec XXI em nossa arquitetura, demonstrando despreparo, mau planejamento e deselegancia com os agraciados e os demais presentes.

    Fica aqui o meu protesto, pq esquecem e no proximo evento vai ser a mesma coisa... Portanto temos que fazer um trabalho de conscientização e 'ligação' com a realidade!!!!

    bjkassssssss milllllllll

    ResponderExcluir
  2. Eu quando cheguei para a premiação vi eles tirando uma rampa que dava acesso ao palco. Achei que eles iam colocar na hora da premiação. Eu ia descer, meu desejo foi esse... Mais foi tudo tão rápido que acabei não tendo nenhuma reação. Sei como é tenue a linha da verdadeira inclusão. Juliana (94383395)Premiada pela ONG Favos de Mel

    ResponderExcluir
  3. Oie Jeff..
    Não sabia da questão da acessicibilidade, ou melhor, a falta dela, ainda bem q eu não fui, pq faria todos descerem para receber o prêmio embaixo junto com quem teve seu acesso impossibilitado...já que o troféu era de voluntariado e voluntários deveriam ser solidários....eu acho...rsrs. Mas quem sabe o ano q vem...ou daqui a 12 anos quem sabe...
    Mas, falando do Blog, tá otímo...
    bjus

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO VALERIA, JULIANA E CRIS PELA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO INCLUSIVAS. POIS, É PENSANDO NAS COISAS QUE SE DÁ O PRIMEIRO PASSO...!
    BJOS

    ResponderExcluir
  5. Na organização do evento, solicitamos que fosse colocada uma rampa para permitir o acesso do Ricardo ao palco. A rampa foi colocada, mas tivemos que retirá-la antes do início do evento, por considerá-la muito íngrime, o que dificultaria e colocaria em risco, não apenas Ricardo, mas todos os voluntários premiados com o Troféu Beija Flor, que usariam a referida rampa para subir e descer do palco.
    O RIOVOLUNTÁRIO busca a inclusão de todos os cidadãos.
    Agradecemos as palavras elogiosas e a crítica postada será levada em consideração na organização de nossos futuros eventos.
    O RIOVOLUNTÁRIO está sempre aberto a avaliações que permitam o nosso aperfeiçoamento contínuo.
    Mais uma vez obrigado.

    Eduardo Lang.
    Coordenador de Comunicação.

    ResponderExcluir
  6. CARO EDUARDO,
    MUITO NOBRE DA SUA PARTE TER SE PRONUNCIADO.
    TE AGRADEÇO, POIS, INCLUSIVE ESSE É O INTIUTO DO BLOG.
    DE MINHA PARTE OS ELOGIOS SÃO SINCEROS E A CRÍTICA TAMBÉM, NUM OBJETIVO DE AGUÇAR NOSSOS IDEAIS SOCIAIS.
    LAMENTO DEZER QUE SUA RESPOSTA EXPLICA, MAS NÃO JUSTIFICA, ONDE NUM PROPÓSITO SOCIAL ISSO DEVE SER SEMPRE DE EXTREMA RELEVÂNCIA.
    OU SEJA "TODOS" É, E DEVE SER, SEMPRE ALGO MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE UMA MERA PALAVRA.
    GRANDE ABRAÇO
    JEFF

    ResponderExcluir
  7. Oi Jeff,

    vejo com mta relevancia a postagem do Coordenador de Comunicação do evento,

    assim numa próxima oportunidade
    as atenções estarão mais objetivas
    para praticar o que tanto se teoriza,

    que venha 2009 com ares renovados.

    bjsssssssss

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

PARTICIPAÇÃO COM NOVO TRABALHO NA 3ª EXPOSIÇÃO INSPIRA BÚZIOS ENTRE MARÇO E ABRIL

 Esta é a nova exposição de artes sob temática "buziana" na charmosa galeria Flory Menezes, na Rua das Pedras em Armação dos Búzio...