quinta-feira, janeiro 30, 2020

4º ENCONTRO NACIONAL DOS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA - RIO 2016

logo do encontro anual
Este mês, no fim de semana 17, 18 e 19 na bela e praiana, Cidade de Santos - SP, estivemos juntos no 4º Encontro de Condutores da Tocha Olímpica Rio 2016 - eu, como um dos condutores do Rio e que fui pela primeira vez simplesmente amei - fui pela Rio-Santos e embora uma linda estrada é bem demorada e cansativa; mas a experiência com a galera foi 10 e valeu muito a pena!
mara rio santos
O evento, que vem se repetindo desde o ano seguinte aos jogos de 2016 no Rio de Janeiro, começou em Cariacica ES; 2018 em Curitiba PR; Natal RN 2019; e agora com este 4º seguido que, além de toda a programação desses três dias de encontro teve a fundação da ANCTO - Associação Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica, com isso a posse oficial da diretoria, tendo nosso amigo Clever Machado de MG como presidente e outros condutores -galera nota 1000 que conheci-, participantes fieis aos encontros vindos outras unidades regionais de nosso amado Brasil.
logo provisória ANCTO - neste domingo a escolha definitiva mediante outras criações
Da programação (extremamente interessante) pelos três dias, entre ação social, os encontros e passeios pela bela Santos, estive junto só no sábado por motivo de alguns contratempos, contudo me senti muito bem, próximo do projeto e junto com o pessoal - todavia feliz por ter conhecido um pouco deste belo local.
Com a diretoria ANCTO, formada, devidamente empossada, e já decidida por escolha geral para 2021 o encontro em MG, que venham outras boas ações, de importância significativa e de peso social, assim como a importância em tradição cultural sobre o sagrado fogo esportivo - o que sinto como uma das maiores emoções vividas - que pelo menos esse legado perdure.

Replicando:

Uniforme e número de identificação no peito. Parado, ele faz o movimento do beijo da tocha, momento em que a chama é passada de uma para outra. Depois, correu 200 metros, escoltado por corredores de apoio. Missão cumprida, passou o fogo novamente em outro beijo, agora, de despedida. Ao voltar para o ônibus oficial cai a ficha. Terminou um dos momentos mais marcantes da vida.
Mais do que esporte, os Jogos Olímpicos unem pessoas. Pessoas que nunca teriam a oportunidade de se encontrar no cotidiano. Tanto que o momento da tocha olímpica do Rio 2016 ficou marcado na história de brasileiros anônimos que pelo quarto ano seguido eles promoveram o Encontro Nacional de Condutores da Tocha Olímpica do Rio 2016.
A tocha olímpica tem a missão de anunciar a chegada do maior evento esportivo do mundo. Em 2016, tudo começou na Grécia, no dia 21 de abril. A tocha foi acesa e passou por 25 cidades gregas e duas suíças. Desembarcou no Brasil, em Brasília, e seguiu por mais de 300 cidades, de todos os 26 estados mais o Distrito Federal.
Ao som da versão da música “A vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga, misturado com samba, forró, sertanejo, rock e funk, o símbolo percorreu mais de 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas aéreas. A tocha passou pelas mãos de mais de 12 mil condutores.
Na última semana, os condutores se encontraram em Santos, no litoral paulista. A programação teve ação beneficente e visitas a pontos turísticos. Tudo para estreitar os laços de amizades entre os condutores. A reunião contou com 43 condutores. O primeiro encontro foi em 2017, na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. No ano seguinte, foi em Curitiba. No ano passado, os condutores se reuniram em Natal, no Rio Grande do Norte.
É o típico encontro para aumentar a saudade. Não é a saudade que dói, mas aquela boa de recordação. Nada mais propício do que recordar bons momentos, ainda mais em ano de Tóquio 2020.
Por Breno Barros
olimpiadatododia.com.br

6 comentários:

  1. AMIGÃO, foi um prazer conhecer vc pessoalmente, era louco pra isso , curto demais o seu trabalho o seu dinamismo e carisma com todos.

    Vc é muito abençoado meu irmão.

    Quero vc no Encontro em Minas ok.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Clever amigo novo amigo e parceiro de ações relativas a tocha olímpica e sua Grande representatividade é muito bom estar dentro desse movimento compartilhando boas vibrações com vocês um grande e fraterno abraço

    ResponderExcluir
  3. Foi uma Alegria estar neste 4° Encontro em Santos nós tornamos uma grande Família amei estar com todos Ouro Branco nos Aguarde

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

SEGUNDA PARTICIPAÇÃO DE NÓS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS NO PROJETO PRAIA PARA TODOS

 Foi num animado e ensolarado domingo e a nossa participação artística de pintura na praia acessível com o Projeto Praia para Todos foi um l...