domingo, julho 08, 2018

ARTE INCLUSIVA, PALESTRA, ENCONTRO, EMOÇÃO: ESCOLA SESC NOVA IGUAÇU

Pois bem , nessas minhas idas e vindas por aí é certo que muita coisa boa e especial vai acontecendo e eu naturalmente sempre guardo nas minhas melhores lembranças. Uma delas se deu agora, esta semana que passou no finzinho de junho pelo espaço escola do Sesc Nova Iguaçu, local que até já conhecia pela parte desportiva e social, porém indo mais a fundo no contexto cultural, da parte escolar que eu ainda não tivera tido contato, dessa vez veio sob forma de cartinha via 'zap', na abordagem da professora Amanda Montenegro - e só pra assinalar a boa vibe essa cartinha 'convite' já foi um presente, pois foi datada no dia do meu aniversário -, tendo a melhor das demandas por ser pelo meu trabalho artístico dos 'pintores com a boca e os pés - APBP'. Claro que topei logo, providencial no pós acidente que tive e mesmo saindo meio 'quebrado' do hospital naqueles dias, seria um ótimo bálsamo.

...então, sendo assim deixei combinado que logo que melhorasse iria sim, por isso, felizmente esse 'momento' finalmente se deu!

A parte escolar do Sesc tem um excelente trabalho - já conhecia a excelência no grande complexo esportivo educacional da Barra da Tijuca - e o antigo de Nova Iguaçu, mesmo com alguns tropeços na acessibilidade dos alunos, procura uma boa evidência no caminho Inclusivo. - Como sempre digo, pela experiência que venho tendo nestes trabalhos, tudo depende de uma boa gestão e equipe dedicada.

Desde os contatos e combinações deste meu encontro com a turma - um tanto remarcada pelo calendário da Copa -, já tinha em mente que a parte prática, onde normalmente proponho um oficina básica de pintura adaptada, somente com o intuito de dinamizar a temática inclusiva, dessa vez a professora brilhantemente (* vide fotos mosaico) começara com eles, inclusive o tema em discussão, ou seja, humildemente pensei que ia ser 'só chutar pra gol', só que esse 'golaço' quem marcou verdadeiramente foi a competente Amanda e sua turma nota 1000.

obs: - Acho que dá pra perceber o quanto vibro com uma boa dedicação educativa..., misturada com Inclusão e Artes então, um verdadeiro e grandioso prazer!!

Então, reconhecendo que demorei um pouco para postar no blog por esperar conseguir mais imagens, voltemos com o que tenho gentilmente cedido pela Amanda, neste registro do encontro, que só me emocionou, e agradecidamente publico aqui e agora.
Como disse, congratulando Amanda Montenegro e sua turma sem deixar nenhum de fora, parabenizando também a Diretora da unidade, Fernanda Neves, equipe, e as mães dos alunos que cordial e engajadamente se fizeram presentes.
Da minha mera presença - sem deixar de lembrar, mediante a um trabalho brilhantemente construído e pronto -, afirmo sem falsa modéstia, ter dado somente uma 'cor a mais', contudo penso que ainda pude mostrar o porquê de pintarmos com a boca e/ou os pés, falar do trabalho mundial da nossa APBP, contar também, no aspecto motivacional, um pouco de minha história de adaptação com a tetraplegia, paradesporto etc, e ainda poder ser agraciado com tantos 'mimos' e carinhosa acolhida. Isso sim, pelo astral e naturalidade plena caracteriza o cenário Inclusivo da escola Sesc.
E enfim, finalizando a postagem com um fraterno abraço, replicando uma pequena, ''porém imensa em teor'' mensagem da professora e seus maravilhoso empenho educacional, daí, replico nas suas palavras o meu senso de pleno Gratidão e até a próxima e que venham outras: 

Felicidade, gratidão, esperança e amor resumem esse momento tão maravilhoso e significativo na minha vida e, principalmente, nas vidas das crianças. Tenho certeza que guardaremos essa lembrança para sempre em nossos corações.
Tudo isso foi aflorado por Jefferson Maia, um exemplo de superação, inspiração. O admiro pessoalmente e profissionalmente! Um ser de luz que encantou a turma com a sua história, suas aventuras, suas pinturas. 
A surpresa, a curiosidade e o carinho da turma por você é muito especial. Refletir com as crianças a inclusão me faz amar mais ainda a minha missão de educadora.
Agradeço eternamente pelo carinho, atenção e disponibilidade. Tenho certeza que só foi o início de uma grande amizade.
Isso é inclusão!
Agradecimento especial para a Priscila Silva Pincos que me repassou o seu contato, além de contribuir de maneira relevante nas nossas pesquisas e vivências.
Grata pela atenção da Lauany Alcantara também! Uma colega de profissão que quero conhecer pessoalmente também.
E não poderia deixar de agradecer a Fernanda Neves e Mirellye Angela Monteiro pela parceria de sempre. Sem vocês não conseguiria!  (A.N.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑