domingo, abril 03, 2016

UM POUCO SOBRE ARTE E A NOSSA ATIVIDADE DE PINTURA NO MUNDO TODO

A arte profissional como sustento! O trabalho, mundialmente conhecido e consagrado através da pintura artística desenvolvido e praticado por talentos de Pessoas com Deficiência - ou para ser mais diretamente claro: Indivíduos com grandes lesões que impossibilitem o uso normal das mãos e outros comprometimentos no corpo, chama-se, na tradução Internacional representativa de 'Pintores com a Boca e os Pés do Mundo Todo (VDMFK)'; tendo a nossa representação no Brasil, como 'Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP)' - isso sem falar das outras distribuídas por mais de setenta países (cada um com a sua denominação própria), pertencentes ao todo VDMFK. Daí, com um pouco de esclarecimentos, trago um tanto informativo do que é isso tudo.

Definindo: a Associação de Pintores com a Boca e os Pés não é uma entidade beneficente, mas sim uma sociedade de artistas com grandes limitações físicas que se capacitou para divulgar, difundir e exercer profissionalmente a condição artística da pintura adaptada no uso com a boca e/ou os pés, tendo assim, todos os membros basicamente que aprendem a desenhar e pintar fazendo uso dessa alternativa pelo impedimento pleno das mãos - com isso, nos possibilitando o 'ganhar para viver' e viver como todos, com e pela participação social laborativa -, por isso fica aqui no recado como nosso início de reflexão, para quem acha que não pode e para os que nos conhecem ou não:
Bom, para especificidades complementares do nosso trabalho - pelo fato de algumas demandas acadêmicas sempre me interpelarem sobre a pouca divulgação bibliográfica -, vejamos um pouco mais nas coletas textuais de nosso site e imagens da Fan page oficial APBP.
* Deixo claro que aqui é apenas um resumo, com maiores detalhes em: www.apbp.com.br - www.facebook.com/apbpbrasil

História
Associação dos Pintores com a Boca e os Pés começou em 1956 quando Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca, reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus. Seu objetivo era ganharem o seu próprio sustento através de seus esforços artísticos e obter uma segurança de trabalho que até então eles não tinham.
Juntando suas habilidades criativas com uma visão de negócios, Stegmann fundou a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés como uma organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos.
Um dos principais focos de Stegmann era que a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés nunca deveria ser considerada uma instituição de caridade pelo fato de seus membros serem deficientes físicos. Para Stegmann, a palavra “caridade” era tão abominável como a palavra “pena”. A Associação sustenta que não é uma instituição de caridade e não se qualifica para a assistência caritativa.
No Brasil atualmente há 53 artistas, muitos dão palestras (assim como este humilde blogueiro que vos posta) e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis como oportunidade para as pessoas com deficiência. Conheça mais sobre eles na página de Artistas.
Por isso, como Objetivos...
A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional controlada pelos seus artistas membros, cujo propósito é:
– Fazer contato com artistas que perderam o uso de suas mãos, seja por nascença, acidente ou doença, e agora pintam com a boca e os pés.
– Fazer contato com pessoas com deficiência que gostariam de aprender a pintar e ganhar seu próprio sustento através dessa capacidade.
– Oferecer assistência moral e informativa para pessoas com deficiência que estejam interessadas em tornar-se estudantes, oferecer aos alunos apoio financeiro, prático e criativo para que sejam artistas completamente desenvolvidos e membros da Associação.
– Estabelecer editoras.
– Atender os interesses dos artistas, facilitando a venda de seu trabalho, principalmente na forma de reproduções como cartões, calendários, etc.
– Publicar material que comunique e apoie o propósito da organização.
– Auxiliar os artistas com deficiência na obtenção de autoestima, realização criativa e segurança financeira.
Agora, indo um pouco mais além nessa minha singela postagem com coletânea em figuras (só clicar para aumentar), indo um pouco mais na divulgação do básico, curiosidades e do comercial dos nossos produtos e suporte profissionalizante..., com muito orgulho e gratidão de fazer parte desse belo time, para terminar, finalizo dando um salve à toda equipe gerencial Brasil, gestão geral e nas representações em todo o mundo, e, claro, aos colegas artistas com o recado: Entre, participe e conheça, pois, eis aqui a APBP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...