terça-feira, julho 09, 2013

CADEIRAS MOTORIZADAS PELO SUS - MATÉRIA DO SITE SEM BARREIRAS

O SITE SEM BARREIRAS (do colega 'blognauta' jornalista Victor), PUBLICOU UMA MATÉRIA BEM EXPLICATIVA SOBRE AS ESPECULAÇÕES QUE CIRCULAM POR AÍ SOBRE A POSSIBILIDADE DE MELHORIAS NOS EQUIPAMENTOS ÀS PcD FORNECIDOS PELO SUS - ESPECIALMENTE CADEIRAS DE RODAS: MOTORIZADAS E MANUAIS.
LOGO DO SITE SEM BARREIRAS
POR ISSO, SEM MAIS DELONGAS, REPLICO LOGO, NA ÍNTEGRA E COM OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE DO VICTOR - POR SINAL, SHOW DE BOLA EM INFORMAÇÕES GERAIS...; E AINDA O LINK DO REFERIDO SITE, QUE É: http://www.sembarreiras.jor.br
*******************

Cadeiras de rodas motorizadas, que podem levar mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa, passam agora a ser oferecidas para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A medida está dentro de um investimento de R$ 205,2 milhões lançado pelo Ministério da Saúde que envolve também a inauguração de 29 centros de reabilitação, oficinas de produção de órteses e próteses e distribuição de equipamentos para quem tenha algum comprometimento físico ou sensorial.

O recurso sai de parte do programa federal “Viver sem Limites”, que planeja investir R$ 7,6 bilhões até 2014, em inclusão e acessibilidade com ações em áreas diversas como saúde, moradia, educação e assistência social.

Atualmente, as cadeiras de rodas oferecidas pela SUS não atendem adequadamente à demanda de quem precisa se locomover com elas. São pesadas, pouco resistentes, não são feitas sob medida e não permitem autonomia.

A promessa é que seis modelos novos vão estar disponíveis para os cadeirantes dentro de seis meses. Entre elas, a cadeira motorizada – que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca – e as cadeiras monobloco, mais leves e práticas.

“Será um ganho enorme. Nenhuma pessoa com deficiência consegue usar aquelas cadeiras de hospital do SUS. Esses produtos costumam ser muito caros e muita gente que precisa fica sem acesso”, afirma o estudante Leandro Ribeiro da Silva, que usa cadeira motorizada.

De acordo com Leandro, a medida “pode representar grandes conquistas na vida de uma pessoa com deficiência. Mas, agora, é preciso saber se vai haver muita burocracia para conseguir as cadeiras e se vão mesmo entregá-las a quem precisa”.

As regras de distribuição do material ainda não foram divulgadas. Segundo o Ministério da Saúde, também dentro de seis meses, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, com alguns tipos de deficiências auditivas, matriculadas em escolas públicas, passam a ter direito de receber do SUS um equipamento que auxilia a ouvir a voz dos professores durante as aulas.

PEZINHO

O investimento foi anunciado hoje em Taguatinga (DF) pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), que cobrou mais atitude social pela inclusão.

“O Sistema Único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações. Quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza.”

Segundo o ministro, também vai haver liberação de recursos para qualificação de atendimento de pessoas com deficiência em centros odontológicos públicos e transporte acessível exclusivo para condução de pacientes para centros de reabilitação.

Os recém-nascidos também foram incluídos nas medidas anunciadas hoje com maior alcance na rede pública para o chamado “teste do pezinho”, que identifica doenças como o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e fibrose cística.

4 comentários:

  1. PODERIAM ME INFORMAR COMO PODERIA CONSEGUIR UMA, SOU DEFICIENTE, 62 ANOS, E NECESSITO DE O UMA COMO PROCEDER? CEL. PARA CONTATO 8201 4396

    ResponderExcluir
  2. OLÁ GERALDO,
    ATÉ HOJE SÓ TIVE ESTA INFORMAÇÃO PUBLICADA.
    TERIA Q CONFERIR NO SUS; SE EU SOUBER DE ALGO MAIS TE AVISO
    BOA SORTE/ ABÇ

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑