sábado, março 31, 2012

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL COM MOSTRA DE TARSILA DO AMARAL

DICA CULTURAL ARTÍSTICA AOS QUE CURTEM PINTURA: O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO - CCBB, AINDA ESTÁ COM A EXPOSIÇÃO DE 85 TRABALHOS DE TARSILA DO AMARAL.
FACHADA FRONTAL CCBB COM BANNER TARSILA
PARA QUEM AINDA NÃO CONHECE, COMO JÁ PUBLIQUEI AQUI ANTERIORMENTE ESCLARECENDO, O BELÍSSIMO PRÉDIO DO CCBB - RJ, QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE PRÓXIMO À CANDELÁRIA, É TOTALMENTE ACESSÍVEL, TANTO INTERNA QUANTO EXTERNAMENTE, E TEM ESTACIONAMENTO PRÓPRIO.
A MOSTRA INTITULADA 'PERCURSO AFETIVO', QUE SE TRATA DE UM AGLOMERADO DE OBRAS RELACIONADAS NA INSPIRAÇÃO DA VIAGEM QUE TARSILA FEZ À EUROPA COM O MARIDO OSWALD DE ANDRADE, COMEÇOU EM FEVEREIRO E VAI ATÉ O DIA 29 DE ABRIL.
SEGUNDO O HISTÓRICO BIOGRÁFICO DA PINTORA TARSILA DO AMARAL NO SITE ENCICLOPÉDICO WIKIPÉDIA: Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Mas infelizmente, já vou avisando aos que como eu esperam ver a obra-prima da paulistana, O Abaporu, vai rolar uma certa frustração. Comprado pelo empresário argentino Eduardo Costantini por US$ 1,43 milhão, em um leilão em Nova York no ano de 1995, o quadro não teve licença para sair do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba), onde está em exposição permanente.

Porém, tem outras obras interessantes desde a foto origem, as fases estudo desenho nanquim e a obra "A Negra" ou o também consagrado, "Antropofagia" de 1929, e um dos que gostei particularmente pela simplicidade do traço, "Estudo Academia", um dos tantos nus que Tarsila reconfigurava no surreal simplista e de cores fortes com seus traços e pinceladas.
PRA MIM, UM GRANDE APRENDIZADO DE REFORÇO AOS MEUS CAMINHOS NA PINTURA ARTÍSTICA, ISSO ALÉM DO PRAZER DO PASSEIO NESSE BELO LUGAR,  MEU E DA QUERIDA AMIGA, TAMBÉM APRECIADORA DAS ARTES, QUE FOI COMIGO NESSE DIA.

TÁ DADA A DICA GALERA, CCBB É UMA ÓTIMA PEDIDA, E MELHOR - DIGRÁTIS!! - ABRAÇÃO PRA GERAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...