terça-feira, dezembro 20, 2011

NOSSO LINGUAJAR PARADESPORTIVO SE ADEQUANDO À GLOBALIZAÇÃO

BOM PESSOAL, PARA QUEM TEM OBSERVADO, DESDE NOVEMBRO, COM O LANÇAMENTO DA LOGOMARCA OFICIAL DOS JOGOS DE 2016, PASSAMOS A VER UMA NOVA NOMECLATURA DO CONHECIDO E USADO TERMO 'PARAOLÍMPICO'. - EU MESMO TIVE UMA CERTA RESISTÊNCIA A ESSE NEOLOGISMO NAS MINHAS PUBLICAÇÕES ATÉ AQUI! - PENSEI DE INÍCIO QUE FOSSE MODISMO POPULAR DOS, "TIPO ASSIM" OU "PRESIDENTA (ESSE EU NÃO SIMPATIZO NEM POUCO PORQUE É SEM DERIVAÇÃO, ASSIM COMO NÃO EXISTE: 'ESTUDANTA')"!

Simbolos Rio 2016
CONTUDO, CONSIDERANDO QUE TEMOS UMA 'LÍNGUA VIVA', NUM IDIOMA QUE VAI SE ADEQUANDO AOS USOS..., E, NÃO DEIXANDO DE LEVAR EM CONTA TAMBÉM QUE SEGUIMOS HOJE UMA TENDÊNCIA DE GLOBALIZAÇÃO EM VÁRIOS ASPECTOS, O ANTIGO 'PARAOLÍMPICO' SE 'TREVESTE' AGORA OFICIALMENTE  NA DERIVAÇÃO SEMÂNTICA, 'PARALYMPIC'.

- DEI UMA NAVEGADA POR AÍ E AINDA VI ALGUMAS POSTAGENS E LOGOMARCAS COM O TERMO ANTIGO, MAS NAS ATUAIS E EM GRANDE MAIORIA GERAL, A TENDÊNCIA GANHA ENRAIZAMENTO ATUALIZADO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. - ACHO QUE LOGO A GENTE SE ACOSTUMA!

COM ISSO, ATÉ O NOSSO BOM E PRÓPRIO COMITÊ DO PARADESPORTO NACIONAL JÁ ADERIU NOS SEUS TEXTOS, ONDE O QUE ERA DE ONTEM NA ORIGINÁRIA CONTRAÇÃO DO 'PARA' (DERIVADO DE PARALELO) COM O 'OLÍMPICO' DIRETO: PARA+OLÍMPICO, MUDA, E DE FORMA NATURAL E OBRIGATORIAMENTE AGORA SE VÊ COMO COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO - CPB.
LOGO CPB DE ANTES E DE AGORA
PARA MAIORES CONFIRMAÇÕES, SEGUE A MATÉRIA EXPLICATIVA QUE FOI PUBLICADA NO SITE DO JORNAL ESPORTIVO LANCE NO FINALZINHO DE NOVEMBRO. SENDO ASSIM, TAÍ O COPIADO:

* Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/rio2016/Termo-paraolimpico-sera-usado-Brasil_0_596340500.html#ixzz1h6YnZQtu - © 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!
Michel Castellar
Publicada em 24/11/2011 às 07:00
Rio de Janeiro (RJ)
 
Termo 'paraolímpico' não será mais usado no Brasil
 
A palavra “paraolímpico” e suas derivadas serão substituídas no vocabulário do paradesporto por “paralímpico” e suas variações, a partir de sábado. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) aproveitará o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul, e vai oficializar a troca de seu nome, além de revelar seu novo portal na internet.
 
– Foi uma orientação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para o Brasil se alinhar mundialmente aos demais países – explicou o gerente de Comunicação e Marketing do CPB, Frederico Motta, que considerou a mudança 100% positiva para a entidade.
 
O Brasil é o único país de língua portuguesa que ainda adota o termo “paraolímpico”. E, há muito, o IPC havia sugerido a mudança, que era protelada pelo CPB.
 
Com a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o CPB optou por aproveitar a ocasião e realizar a mudança. E, a princípio, a alteração não provocará impacto financeiro na entidade.

– A mudança será gradual. Começaremos com a troca de nomenclatura nas assinaturas de emails e o lançamento do novo portal. Mas todo o material de papelaria será substituído conforme for acabando o antigo – explicou Motta.

Para o gerente de Comunicação e Marketing do CPB o principal problema será na área cognitiva. Fazer com que as pessoas se acostumem a usar os termos paralímpico (a) ou paralimpíada (s).

– Não vamos colocar a faca no pescoço de ninguém para forçar uma troca de imediato. Será tudo natural. Até no CPB a gente ainda se confunde. É tudo uma questão de costume – considerou Motta.

Entidades vão ter 18 meses para adaptação 

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 foi o primeiro a oficializar a troca do nome para paralímpico, mas as entidades parceiras do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) terão até 18 meses para se adequar às alterações no nome.

– Há entidades que têm uniformes ou tendas com o nome paraolímpico e não vamos forçá-las a jogar tudo fora só porque trocamos de nome – disse o gerente de Comunicação e Marketing do CPB, Frederico Motta.

Motta citou o exemplo da Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que será realizada no início de dezembro, e ainda utilizará material com o antigo nome.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

MAIS QUE UMA POSTÁGEM PÓSTUMA, UMA HOMENAGEM DE MUITA LUZ E BOAS HISTÓRIAS

Hoje o sétimo dia de sua ida meu mano, Jose, sua missa de homenagem espiritual é hoje, daí meu lembrete registro: E por isso sigo com meu te...