terça-feira, setembro 13, 2011

UM CADEIRANTE E O OUTRO CEGO. MISSÃO: DO CENTRO DO RIO AO LEBLON NOS TRANSPORTES PÚBLICOS. UM VERDADEIRO 'RALLY'

ERA PRA SER FATO NORMAL, SEM ESSE REGISTRO ALARMANTE, SE O CENÁRIO NÃO FOSSE CAÓTICO! O RIO DE JANEIRO, MUITO BONITO SIM; MAS NA REAL, PRA NÓS PcD, NADA FÁCIL SAIR TOCANDO CADEIRA E/OU 'BENGALANDO' CEGAMENTE A ESMO (SEM INFORMAÇÃO) PELAS PAVIMENTAÇÕES DO RIO. É RUA DESNIVELADA, CALÇADA ESBURACADA, RAMPAS (QUANDO TEM) ACIDENTADAS, ETC ETC! O TRANPORTE PÚBLICO ENTÃO..., - SE O SUJEITO TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA E VAI SAIR PARA ALGUM COMPROMISSO, PODE IR COLOCANDO 'NO MÍNIMO' 1 1/2 h A MAIS PARA IR E O MESMO PARA VOLTAR. OU SEJA, -  SE TU PRECISARES MESMO SAIR POR AÍ, ESTEJAS CERTO QUE VAIS PERDER UM TEMPO MEU 'CUMPADI'!
JEFFERSON NA RUA E CENAS DO RIO
DESSA VEZ A PARADA FOI A SEGUINTE: MEU BROTHER PAUL DAVIES (EMBAIXADORES DA ALEGRIA), ME PEDIU PRA COLABORAR NUMA MATÉRIA SOBRE ACESSIBILIDADE NO GRANDE RIO, ISSO PARA UM JORNAL QUE VAI SAIR LOGO COM DISTRIBUIÇÃO NOS BARES NA SUA 1ª TIRADA (POR ISSO TERÁ UM NOME SUI GÊNERIS: 'BIRICOTICO'), RELATANDO E MOSTRANDO NO FOCO A VIDA CIDADÃ.

O LANCE É QUE FUI SEM SABER MUITO BEM QUAL ERA A PEDIDA DA VEZ, ALÉM DESSA INFORMAÇÃO BÁSICA. QUANDO CHEGUEI, NOS REUNIMOS NO PONTO INICIAL, ONDE CONHECI TAMBÉM O LÉO, JORNALISTA RESPONSÁVEL E A EQUIPE, ALÉM DO PAUL E DO ALEXANDRE, UM OUTRO PARCEIRO COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUE IRIA COMPOR A MATÉRIA COMIGO..., - AH, EU DISSE PONTO INICIAL PORQUE O OBJETIVO ERA TIPO 'CORRIDA MALUCA', IDEIA DO LÉO, EU E ALEXANDRE, CADA UM POR SI, COM SUAS LIMITAÇÕES E ADAPTABILIDADES, PARTINDO DE UM BAR NO CONHECIDO PRÉDIO 'BALANÇA MAS NÃO CAI', AO LADO DO CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CIAD; DESLOCANDO DE LÁ ATÉ UM OUTRO BOTECO CONHECIDO DO LEBLON. E LÁ FOMOS NÓS, CIRCULANDO PELOS OBSTÁCULOS URBANOS, METRÔ E ÔNIBUS... COMO FOI? PELO MENOS, DA MINHA PARTE TAÍ O REGISTRO. MAS, A MATÉRIA COMPLETA EU PROMETO QUE PUBLICO, ASSIM QUE SAIR O JORNAL 'BIRICOTICO'.

NÓS 2 NA CALÇADA DO BAR
PARTE 1: INÍCIO DA TARDE, UM POUCO DEPOIS DAS 14:30, DENTRO DA PROGRAMAÇÃO, EU E ALEXANDRE, NOS CUMPRIMENTAMOS NO BAR QUE FICA SOB O PRÉDIO 'BALANÇA MAS NÃO CAI' E SAÍMOS, CADA UM NO SEU TRAJETO RUMO AO BAR 'JOBI' NO ELITISTA BAIRRO DO LEBLON.

A PARTIR DAÍ, PELOS TRAJETOS DISTINTOS, NÃO VI MAIS O ALÊ - E ELE COM CERTEZA NÃO A MIM! RSS - DESCULPEM, MAS NÃO RESISTO A UMA SACANAGENZINHA JOCOSA!! RSS - ATÉ MESMO PORQUE A GENTE SÓ BRINCA ASSIM COM QUEM É PARCEIRO, E NESSE CASO O CARA É SANGUE-BOM DEMAIS! - ENTÃO FOMOS, PENSAMOS: DAQUI A UMAS DUAS HORAS NO MÁXIMO NOS ENCONTRAMOS LÁ... - UHM, PATETAS TOLINHOS!

BOM, AGORA O SÉRIO: VOU ME ATER BASICAMENTE ÀS DIFICULDADES DO DEFICIENTE FÍSICO; COMO NÃO ESTÁVAMOS JUNTOS OS COMENTÁRIOS DA EXPERIÊNCIA DO ALEXANDRE SAIRÃO SOMENTE NO JORNAL. BOM, A PRIMEIRA ETAPA SERIA TOCAR A CADEIRA (QUANDO POSSÍVEL) POR RUAS E CALÇADAS, ATRAVESSAR A 'TRANQUILA' AV. PRESIDENTE VARGAS E PEGAR O METRÔ NA ESTAÇÃO CENTRAL. VAMOS VER...:

EU NAS RUAS E CALÇADAS, PEDINDO MUITA AJUDA
1ª 'PEDREIRA': RUAS NO ENTORNO DO CIAD - CALÇADAS COM PEDRAS PORTUGUESAS JÁ SACODEM POR SI SÓ..., TODAS ESBURACADA POR MAL-CONSERVAÇÃO ENTÃO..., AH, DAS RAMPAS..., É 'SUBIR OLHANDO PRO CÉU E DESCER OLHANDO PRA BAIXO'; - ISSO SE NÃO CAIR LOGO DE CARA NO CHÃO! SOLUÇÃO PEDIR, PEDIR E PEDIR MUITA AJUDA AOS PASSANTES.

* CONSIDEREMOS QUE ESSA CONDIÇÃO DA CIDADE TAMBÉM PROVOCA MUITOS DANOS E TOMBOS A OUTRAS PESSOAS: MULHERES COM SALTO ALTO, IDOSOS, CRIANÇAS ETC

A GENTE SE PERGUNTA...; SERÁ QUE NINGUÉM PENSA NISSO!? - UM DESCASO TOTALMENTE BISONHO NÉ?! - ... HUUUM. SERÁ MESMO?!!

OBSTRUÍDO PELO ÔNIBUS E RAMPA COM ARREMATE
AÍ VEIO A PARTE DA DESEDUCAÇÃO GERAL, COMO É QUE PODE!? UM ÔNIBUS PARADO EM FRENTE À RAMPA NA HORA EM QUE O SINAL FECHOU E QUE EU PODERIA ATRAVESSAR...

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE CAÓTICO E TRISTE! MAS INFELIZMENTE É UMA REAL CONSTATAÇÃO. - E MESMO NAS RAMPAS, LOCALIZADAS NA FAIXA DE PEDESTRE O DESCASO REINA. POIS, NO FINAL DAS MESMAS, HÁ UM REBAIXO DA PISTA, OU SEJA, DE QUE ADIANTA UMA RAMPA, COM UM DEGRAU OU BURACO NO FINAL? É ARMADILHA?!

FLAGRANTE DE SOLUÇÃO: EM ALGUNS PONTOS UM ARREMATE DE CIMENTO. - FEITO POR QUEM? PELA SECRETARIA DE OBRAS EM ATENÇÃO ÀS PcD?/ - CLARO QUE NÃO! - OBRA DOS CAMELÔS DA CENTRAL PARA PASSAR COM SUAS MERCADORIAS NOS CARRINHOS!!

DAÍ, NUMA IDA RÁPIDA PELA FAIXA IDEALIZADAMENTE 'PLANA' ATÉ DAR DE CARA COM AS CALÇADAS ENTRE OS ÔNIBUS DA CENTRAL (SEM RAMPAS) QUE MAIS PARECEM 'PENHASCOS' DE TÃO ALTAS.
QUAL SERIA A SOLUÇÃO PARA CHEGAR ATÉ A PLATAFORMA DO METRÔ? AH JÁ SEI: - POR FAVOR..., SERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR? ISSO POR VÁRIAS E MUITAS VEZES. - ACHO QUE JÁ POSSO FAZER ESTÁGIO DE PEDINTE..., KKK
 *
E LÁ FUI EU PEDINDO, PASSANDO PELO SOBE-DESCE E O LÉO FOTOGRAFANDO E ENTREVISTANDO. CLARO, AOS QUE SE DISPUNHAM A ME AJUDAR. - UM DELES DISSE..., - FOI DIFÍCIL, É BEM ALTA..., MAS COMO SERÁ QUE ELE (EU) VAI FAZER LÁ NA FRENTE QUE A ALTURA É PIOR?! - ÉEE, TÁ RINDO COM A PERGUNTA??!!

A SOLUÇÃO EU SABIA. - ...AH, MOLE! É SÓ IR ME 'TRAVESTINDO' DE 'IRMÃO PEDRO'; E LÁ VOU EU: - POR FAVOR..., SERÁ QUE PODERIA..., UM OBSÉQUIO...! - MAS TEM GENTE QUE PASSANDO RÁPIDO AINDA MANDA: - AGORA NÃO POSSO, NÃO TENHO GRANA!! - CONTINUA RINDO...?! A PARADA É DE CHORAR!

A COISA É SINISTRA MESMO. POIS TEM MUITA GENTE QUE EU CONHEÇO..., DA BATALHA NECESSÁRIA, GENTE QUE NA RALAÇÃO ENCARA ISSO TODO SANTO DIA!

FINALMENTE (O FIM DA 1ª PARTE): ESTAÇÃO CENTRAL DO METRÔ. JÁ COM OS BRAÇOS CANSADOS PENSEI: - AQUI BELEZA! METRÔ É TODO ADAPTADO AGORA... - SIM, NA VERDADE ATÉ É! ...MAS NA REAL AINDA 'MUITO MEIO MAIS OU MENOS'!
AÍ..., CHEGANDO AO PONTO DE ACESSO DA CENTRAL, A 1ª ESCADARIA, TEM UM ELEVADOR DE PLANO INCLINADO (QUE FICA DESLIGADO POR CAUSA DO VANDALISMO - ...EH CIDADÃO PHODA!), NESSE TEM QUE INTERFONAR, ESPERAR, ESPERAR, PARA QUE VENHA UM FUNCIONÁRIO, LIGAR O EQUIPAMENTO (SUPER LENTO) E PROMOVER SUA PASSAGEM PELO 1º OBSTÁCULO. NESSE MOMENTO O LÉO ME INTERPELOU PARA SABER DA MINHA SENSAÇÃO ANTE TODA ESSA DEMORA: - ORA..., PATÉTICA; SE ESTIVER COM PRESSA... ESQUECE!!
APÓS ESSA 'DESCIDINHA', A OUTRA ESCADARIA MAIS A FRENTE. - CADÊ O RESPONSÁVEL PRA LIGAR ESSE OUTRO?/ CADÊ O CARA?/ ...TEM QUE PROCURAR! - ÔOOPS, - SE LIGA MALUCO, A SITUAÇÃO NÃO É PRA RIR NÃO!! KKK
2ª ESCADARIA
ENFIM PLATAFORMA DE EMBARQUE, ESPERA, TEM UMA ÁREA DEMARCADA NO PISO COM O SÍMBOLO INTERNACIONAL DE ACESSO. - PENSA QUE A PORTA DO TREM PARA NELA!? - SE NÃO FOR LÁ PRA FRENTE, - VOCÊ PERDE O BONDE! * ATENÇÃO: O ESPAÇO ENTRE A PLATAFORMA E O PISO DO VAGÃO É DESNIVELADO E GRANDE. - BOM PRA PRENDER RODINHA, MULETAS, BENGALAS, SALTO DE SAPATO E PÉ. - OU SEJA, PRA QUEM NÃO CONSEGUE ENTRAR SOZINHO (COMO EU) É BOM NÃO ARRISCAR E..., - PEDIR AJUDA!!!
NO INTERIOR DO TREM, OUTRO ALERTA: NO ESPAÇO QUE UM CADEIRANTE PODE FICAR TEM QUE TER CUIDADO; POIS, SÓ EXISTE UM FERRO VERTICAL E A CADEIRA FICA SOLTA. - PELO MENOS UMA BARRINHA LATERAL PODIA TER..., MAS INFELIZMENTE É FICÇÃO! NA ZONA SUL A COISA MUDA UM POUCO PRA MELHOR, POIS, EM VEZ DE ELEVADOR (TARTARUGA) DE PLANO INCLINADO; JÁ EXISTE OS ELEVADORES CONVENCIONAIS. - PELO MENOS ISSO..., ESTAÇÃO IPANEMA E SAÍ! UFA UFA!!

ESPERANDO UM ÔNIBUS
AÍ PRONTO, 'RAPIDINHO' NÉ...?/ QUASE 17:00h E 'JÁ' ESTOU NA PRAÇA GENERAL OSÓRIO. AGORA É ESPERAR, ESPERAR, ESPERAR, E MAIS UM POUCO O TAL DO ÔNIBUS ADAPTADO. - PASSARAM 5 QUE NÃO ERAM, UM QUE ESTAVA COM O ELEVADOR ENGUIÇADO, 2 QUE FIZERAM QUE NÃO ME VIRAM, E, FINALMENTE, UM, PAROU PRA MIM! - E OLHA QUE NA ZONA SUL É BEM MELHOR! IMAGINA EM OUTRAS ÁREAS DA CIDADE!!

NESSE VEÍCULO O MOTORISTA (UM RARO DESSES) PAROU E DESCEU SEM RECLAMAR, OPEROU O ELEVADOR E ME AJUDOU A ENTRAR ATÉ A ÁREA RESERVADA. * - CONSIDERO ESSE TIPO DE ADAPTAÇÃO OBSOLETA, POIS, QUEBRAM MUITO E ATRAPALHAM O HORÁRIO DE CIRCULAÇÃO DO TRANSPORTE E NISSO EU ENTENDO O STRESS DESSES PROFISSIONAIS. O CERTO SERIA O PISO DO ÔNIBUS NO NÍVEL DA CALÇADA. - MAS AS NOSSAS CALÇADAS...

BOM,VAMOS A TERCEIRA PARTE DA MISSÃO PORQUE O ALEXANDRE JÁ ESTAVA CHEGANDO NO BAR JOBI. - TAMBÉM, COM TODO ESSE MEU ENTRA/SAI/ESPERA/SOBE/DESCE/PROCURA/LIGA/ESPERA...
NO INTERIOR DO TRANPORTE O CINTO DE SEGURANÇA, DEPREDADAMENTE ESTAVA COM O FECHO CORTADO. SOLUÇÃO DE IMPROVISO E TOTALMENTE ERRADA: O MOTORISTA DEU UM NÓ NO CINTO, ME DEIXANDO AMARRADO. - CULPA DELE? CLARO QUE NÃO? CADÊ A MANUTENÇÃO DA EMPRESA?/ OU MELHOR...: CADÊ A EDUCAÇÃO DO IMBECIL QUE FAZ UMA COISA DESSA COM UM BEM PÚBLICO???

NO DESEMBARQUE, POR CAUSA DA CALÇADA TORTA, O ÔNIBUS PAROU MAL E O MOTORISTA TEVE DIFICULDADES COM A MINHA SAÍDA DO ELEVADOR - QUASE CAÍ -, CASO RESOLVIDO NOVAMENTE COM A AJUDA DE UM PASSANTE.
FIM DO DIA, AGORA NO LEBLON, A BOA REALIDADE DE UMA MELHOR URBANIZAÇÃO DAS RUAS, PORÉM COM OS MESMOS VELHOS E CAÓTICOS DETALHES DE CALÇADAS E DESCUIDOS.

JÁ ESCURECIA QUANDO FINALMENTE CHEGUEI AO PONTO COMBINADO... O ALÊ JÁ TOMAVA UM DELICIOSO CHOPINHO E EU, TAL QUAL UM CAMELO, CANSADO E DE GARGANTA SECA ME UNIA A ELES! - DE CRÍTICAS AO FAMOSO BAR JOBI, CITO O DESAGRADÁVEL DEGRAU DE ENTRADA E INEXISTÊNCIA DE BANHEIROS ADAPTADOS..., OU SEJA, SE VAIS TOMAR UM CHOPINHO SE LIGA ANTES NUM 'PLANO B' PARA A CONDIÇÃO DE NOSSAS BÁSICAS NECESSIDADES EXCRETORAS.

JEFF E ALEXANDRE NO MERECIDO BRINDE DO GELOL
DE TUDO, COM UM BRINDE AMIGO COM A GALERA, ALÊ, PAUL, LÉO, GILHERME E HELDER. APÓS A MISSÃO CUMPRIDA, MESMO DEPOIS DE MUITAS HORAS EXTRA, O PETISCO MANEIRO DO JOBI E O CHOPP GELADINHO, DEU UMA AGRADÁVEL SENSAÇÃO DE QUE VALEU À PENA!

ESPERO QUE ESSE MEU BREVE RELATO SIRVA DE ALGO PARA MELHORAR A SITUAÇÃO GERAL...;

AGORA É ESPERAR O LANÇAMENTO DO BIRICOTICO. - DE PREFERÊNCIA TOMANDO UM BIRICOTICO, É CLAAROOO!!

UM FORTE ABRAÇO PRA TODOS OS LEITORES INCLUSIVAS. ÉEEEEEEE!!!

4 comentários:

  1. Oi querido amigo... Que aventuuura, heim.... ficou o máximo, acho que se alcançou o objetivo. Parabéns a você, ao blog e aos meninos Felipe, Helder, Leo, Paul e Gui...Agora é esperar o lançamento do BIRICOTICO e o sucesso da matéria.Desejo mesmo que isso chegue às autoridades e mais que providências sejam tomadas. Precisamos ir e vir com facilidade,é direito e fica mais barato para o próprio Estado, parece que não atinam com isso e nos dificultam o acesso... Um abração e saiba que adorei a matéria que ficou mesmo o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, que vergonha. Esses nossos governantes incapazes, ineficazes, e o problema da acessibilidade e desenho universal é tema de campanha política. Sabe, acho que deveríamos multar nossos governos por não fazer cumprir as leis. Sugestão: redução gradativa dos salários dos mesmos, até o cumprimento das leis. Somos solidários e reconhecemos o quanto ainda teremos que exercer o direito de reinvindicar que situações como estas sejam exceções e não regras.
    Gisleine Martin Philot
    Terapeuta Ocupacional

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA MINHA CARA,
    É POR ESSES TIPOS DE SITUAÇÃO QUE A NOSSA MILITÂNCIA OSTENSIVA SE FAZ NECESSÁRIA.
    CONTINUANDO NA ATIVA.
    OBGDO PELO COMENT
    ABÇO
    JEFFERSON

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑