segunda-feira, dezembro 13, 2010

HOJE, DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

SEGUNDO O SITE ENCICLOPÉDICO 'WIKIPÉDIA', "O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 - publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.
Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e soledariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível. A ser comemorado todo dia 13 de dezembro."

SERÁ QUE ESSAS PESSOAS SÃO PERCEBIDAS? SERÁ QUE SUAS DEMANDAS AINDA PERPASSAM PELO DESCASO? AFINAL, COMO NOSSA SOCIEDADE AS VÊ EM NOSSOS DIAS?

A IRONIA É QUE, APESAR DE APÓS QUASE 50 ANOS DE INSTAURADA, INFELIZMENTE ESSA DATA PASSA ÀS CEGAS PELA GRANDE MAIORIA DE NOSSA POPULAÇÃO; OU MELHOR, CREIO E TENHO FÉ QUE, APÓS PRATICAMENTE ESSE MEIO SÉCULO, AS COISAS MELHOREM, POIS, NA PRÁTICA O RANÇO CULTURAL NEGATIVISTA E PIEGAS QUE OBSCURECE O SEGMENTO DAS PcD, AINDA TEM SUAS SEQUELAS ARRAIGADAS NAS RESULTANTES SOCIAIS.

COMO POR EXEMPLO VISTO NOS RECURSOS FIGURATIVOS E TEXTUAIS QUE NORMALMENTE AINDA SOU "OBRIGADO" A USAR EM MINHAS PALESTRAS, BRILHANTEMENTE DESENHADOS PELO BROTHER, RICARDO FERRAZ, EM SUAS CHARGES PUBLICADAS NO SEU LIVRO: Visão e Revisão Conceiro e Preconceito (1981 - 2001) - 3ª edição.; ONDE FALANDO DE DISCRIMINAÇÃO DE UMA MANEIRA GERAL, NO SEGMENTO DE TODAS AS DEFICIÊNCIAS, SOB HUMOR E JOCOSIDADE, A CEGUEIRA NÃO DEIXA DE SER MUITO BEM ABORDADA.

ABAIXO, ALGUMAS DESSAS CHARGES:

ALÉM DAS CHARGES, HUMORADAS E CRÍTICAS DO RICARDO, LAMENTAVELMENTE AINDA PROLIFERAM NA WEB, E NO NOSSO INCONSCIENTE COLETIVO ATRAVÉZ DE 'PIADAS', TODO UM ESCÁRNIO (SEM GRAÇA NENHUMA) SOBRE A CEGUEIRA. MAS O BOM É QUE, EM CONTRAPONTO TAMBÉM AUMENTAM NESSE MESMO MEIO (O SOCIAL SEJA VIRTUAL OU FÍSICO), IMAGENS, FOTOS, TEXTO ETC COM APELO POSITIVÍSSIMO. COMO ESSA VARIEDADES (NOS DOIS SENTIDOS) ABAIXO COLETADA NA WEB.


TEMOS QUE PENSAR ANTES DE FALAR E/OU AGIR; AVALIAR O QUANTO A FORMAÇÃO DE OPNIÃO ADVÉM DE AÇÕES 'INOCENTES', OU SEM CÁLCULO PRÉVIO DE QUANTO ESTE 'ENRAIZAMENTO' PREJUDICA OU PROMOVE TODA UMA CULTURA SOCIAL.



É ISSO GENTE, EMBORA PAREÇA 'ENGRAÇADINHO', HISTORINHAS PIEGAS, PIADAS ETC, QUE DESCONSIDEREM A REALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PcDV ou DV), TEMOS QUE ENTENDER AS REALIDADES, AS DEMANDAS, OS SENTIMENTOS..., SOBRETUDO AS PESSOAS, DO JEITO QUE FOREM.


HOJE PERCEBO QUE, GRAÇAS A ESSES MOVIMENTOS OS BONS RESULTADOS JÁ SE FAZEM SURGIR. - HOJE MESMO, ENTENDO QUE POR MOTIVO DESSA DATA, PERDI A CONTA DAS MATÉRIAS WEB E DE TV QUE ABORDARAM O ASSUNTO. COM ISSO PERCEBO, MESMO QUE AINDA INCONSISTENTE, AS COISAS TENDEM A MELHORAS.

APRENDI NESSE MEIO DA HETEROGENEIDADE SOCIAL, QUE NOSSOS COMPANHEIROS DE TRABALHO E DE VIDA PODEM SER NORMALMENTE CEGOS, SURDOCEGOS, OU DE QUALQUER JEITO. TENHO UM SEM NÚMERO DE PESSOAS AMIGAS COM CEGUEIRA, TOTAL E SUBMORMAL, EM QUECOMPARTILHO SEMPRE BOM MOMENTOS: COMO COM ALGUNS QUE  VOLTA E MEIA PINTAM NO 'INCLUSIVAS'. OU MEUS QUERIDOS COLEGAS DE TRABALHO DO JARDIM SENSORIAL, QUE ONDE, LIDERADOS PELA LINDA E QUERIDA SHIZUE, MODESTAMENTE PENSO QUE 'MANDAMOS LEGAL'; OU NOS TANTOS CURSOS, MINISTRADOS AQUI NO ESTADO OU FORA DELE COM MINHA QUERIDA AMIGA ETHEL ROSENFELD.


E ASSIM VAI A BOA BRISA DA INCLUSÃO, NO TODO, ALGUMAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS COMO A Associação Brasileira de Deficientes Visuais - ABDV, E A Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro - ADVERJ, CONTINUAM MALHANDO NA MILITÂNCIA E LITERALMENTE: ANTENADOS E DE OLHO VIVO!
SE DESEJAMOS SER SEMPRE BEM VISTOS, TEMOS QUE 'ENXERGAR' BEM O NOSSO MEIO, E ENTORNO.

ABRAÇÃO PESSOAL!! PARTIUUUUUU!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑