sábado, abril 03, 2010

RELATO DAS MINHAS ANDANÇAS E DESCOBERTAS EM RORAIMA


PRA SABER DETALHES..., TÁ LÁ NA ENCICLOPÉDIA WEB, WIKIPÉDIA:
"Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas. É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais."
*****************************************
BOA VISTA É ISSO E MUITO MAIS, POIS SE ENGANA QUEM VAI PELO QUE ROLA NA TV PARA O RESTO DO BRASIL E DO MUNDO. OU SEJA, RORAIMA NÃO É SÓ CONFLITO E GUERRAS ENTRE INDÍGENAS E OS HOMENS QUE LÁ HABITAM! TEM ÍNDIO SIM, QUE SE ESFORÇAM EM PRESERVAR O POUCO DO QUE LHES RESTA..., MAS EM CONTRAPONTO A CAPITAL E OS OUTROS SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO VÃO SE ESTRUTURANDO, SENDO QUE NA CAPITAL É QUE JÁ SE PODE VER UMA ESTRUTURA MAIS PRÓXIMA DO URBANO COSMOPOLITA. MAS A CARA DA CIDADE AINDA É DE PEQUENA METRÓPOLE; AS RUAS E AVENIDAS SÃO LARGAS E DE TRÁFEGO CALMO, SEM PROBLEMAS DE ESTACIONAMENTO COM BASTANTE VAGAS SELETIVAS PARA AS PcD. OU SEJA, UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.
ESTIVE NESSA ACOLHEDORA CIDADE PARA MATAR UM POUCO A SAUDADE DE TIOS E PRIMOS QUE MIGRARAM PARA LÁ HÁ ALGUM TEMPO. ALÉM DE PODER CONHECER OS ENCANTOS E PECULIARIDADES DE MAIS ESSE PONTO DE NOSSO PAÍS.
ENTRE AS COISAS A SEREM FALADAS, TEMOS A PREPONDERÂNCIA DE CALOR INTENSO (AVISO AOS TETRAS), MAS, COMPARANDO COM O SOL DO RIO É AMENIZADO PELOS VENTOS CONSTANTES E A PROXIMIDADE DE RIOS E FLORESTA.
* DE NEGATIVO, EMBORA TENHA ÔNIBUS POR TODAS AS ESTRADAS INTERMUNICIPAIS E PARA AS FRONTEIRAS, NÃO HÁ NADA DE ADAPTAÇÃO EM TRANSPORTE PÚBLICO; E OS VEÍCULOS CONHECIDOS COMO 'LOTAÇÃO' NÃO SÃO NADA AMISTOSOS COM PcD.
PENSEI MUITO NO QUE COLOCARIA AQUI COMO POSTAGEM E RESOLVI COLOCAR TUDO, TANTO NOSSO TURISMO, DICAS E CURIOSIDADES, QUANTO MEUS PASSEIOS FAMILIARES, ALÉM DOS TRABALHOS DE PALESTRAS QUE ACABEI PROFERINDO E QUE FOI AMPLAMENTE DIVULGADO PELA IMPRENSA LOCAL.
NOS PRIMEIROS DIAS A RECEPÇÃO DE MEU TIO WILSON, TIA QUINHA E PRIMA CLÁUDIA, FICOU POR CONTA DE UM ROLÉ PELA CIDADE, QUE LOGO ME CHAMOU A ATENÇÃO NOS ASPECTOS QUE CITEI; NO SEGUNDO DIA, MEU PRIMO FÁBIO NOS LEVOU POR OUTROS POINTS DA CIDADE, O QUE NOS FEZ CONHECER A ÁREA DE RIOS E CENTRO CULTURAL DE ARTESANATO, CASARIO ANTIGO E BARES DISPOSTOS A BEIRA DO RIO BRANCO. ISSO JÁ A NOITE, O QUE CULMINOU NOS DOIS DIAS COM UM POINT DE DEGUSTAÇÃO DE SUCOS EXÓTICOS (AVISO: QUEM NÃO ESTÁ ACOSTUMADO É BOM PEGAR LEVE NESSAS DEGUSTAÇÕES - EU MESMO PASSEI BEM MAL APÓS UM EXAGERO NAS DELÍCIAS DO 'SUCOVALDO')!



NO DOMINGO, MEU PRIMO E FAMÍLIA NOS LEVARAM PARA CURTIR UM DELICIOSO DIA ENSOLARADO NO PARQUE AQUÁTICO, NA PERIFERIA DA CIDADE. O PARQUE É ACESSÍVEL EM QUASE TUDO, SÓ DEIXA A DESEJAR NOS BANHEIROS, COM DEGRAU E PORTA ESTREITA PARA CADEIRANTES. MAS A BELEZA DO LUGAR É UM SHOW A PARTE, QUE VALE CONHECER, COM IGUANAS PELOS JARDINS E LAGO COM ENORMES PEIXES NATIVOS. AH, E NO INÍCIO DA SEMANA, AINDA FOMOS A UMA SESSÃO DE CINEMA, O ÚNICO DA CIDADE, MAS DE LINDA ARQUITETURA E COM 6 ÓTIMAS SALAS ACESSÍVEIS ÀS PcDs E QUE NÃO FICAMOS OBRIGATÓRIAMENTE DE CARA COM A TELA.





NO FINAL DA SEMANA, FÁBIO, GENTILMENTE NOS LEVOU PARA CONHECER, AS DUAS CIDADES FRONTEIRIÇAS, DA GUIANA (LETHEM) E DA VENEZUELA (SANTA HELENA), CERCA DE 100 E 200 Km DE DISTÂNCIA DE BOA VISTA RESPECTIVAMENTE.
* AVISO: PARA NÓS PcD NÃO HÁ NADA DE ACESSIBILIDADE, POIS, NOS DOIS PAÍSES ESSAS CIDADEZINHAS SÃO BEM PRECÁRIAS. OU SEJA, PARA NÓS, A IDA LÁ NESSES DOIS LUGARES VALE PELA AVENTURA DO TURISMO SEM CONFORTO, E PELAS COMPRAS DE IMPORTADOS E OBJETOS TÍPICOS.
* AVISO 2: NA VENEZUELA A GASOLINA É BARATÍSSIMA, MAS AS FILAS IMENSAS E RIGOROSAMENTE POLICIADAS POR MILITARES CUIDADO COM FOTOGRAFIAS NESSES LOCAIS, OS SOLDADOS SÃO BEM RUDES COM ISSO);
* AVISO 3: LEVAR PASSAPORTE E ATESTADO DE VACINA EMITIDO PELA ANVISA NOS NOSSOS AEROPORTOS;
- DICA: EMBORA OS IDIOMAS PREDOMINANTES, O INGLÊS EM LETHEM E O ESPANHOL EM SANTA HELENA, DÁ PRA GENTE SE SAFAR PLENAMENTE COM NOSSO PORTUNHOL E PORTUINGLÊS.
1ª IDA A FRONTEIRA: LETHEM - GUIANA
* DICA: NOSSA MOEDA É ACEITA NA GUIANA, MERCADO AMPLO EM TÊNNIS E ROUPAS, PORÉM SO NA GRANA VIVA;
OBS: NA ESTRADA ATÉ LÁ NÃO HÁ MUITO A SE CONTEMPLAR ALÉM DAS BELAS FLORESTAS ESPARÇAS DE BURITIS NO TIPO QUE É CHAMADO DE 'LAVRADO'

NA PLACA DE ESTRADA, WELCOME TO LETHEM GUIANA

2ª IDA A FRONTEIRA: SANTA HELENA - VENEZUELA
* DICA: NOSSOS REAIS TEM QUE SER TROCADOS POR DÓLARES OU BOLÍVARES (MOEDA VENEZUELANA) QUE VALE EM MÉDIA 3 P/ UM DE NOSSO DINHEIRO (QUE VALE BASTANTE LÁ), AH..., CARTÃO DE CRÉDITO TB NÃO VALE A PENA;
- NA ESTRADA, CHEGANDO A CIDADE BRASILEIRA DE FRONTEIRA, PACARAIMA, É POSSÍVEL AVISTAR ALGUMAS COMUNIDADES INDÍGENAS, O QUARTEL DO EXÉRCITO DE FRONTEIRA E DENSA FLORESTA TÍPICA.
* DICA 2: NO CENTRO DA PEQUENA CIDADE VENEZUELANA OS RESTAURANTES CHINESE, PADARIAS E MERCADOS, SÃO BOAS PEDIDAS PRO RANGO.
SIMÓN BOLÍVAR É 'O CARA', GRANDE DESBRAVADOR E LIBERTADOR DE CINCO PAÍZES SUL AMERICANOS.

FRONTEIRA COM BANDEIRAS BRASIL E VENEZUELA




EM MEIO A ESSA MINHA ESTADA, AINDA TIVE O PRAZER DE 'TRABALHAR', PALESTRANDO POR DOIS DIAS NA UNIVERSIDADE CATEDRAL DE BOA VISTA, O QUE CHAMOU À ATENÇÃO DA MÍDIA ESCRITA E TELEVISIVA DA CIDADE.
ISSO A PEDIDO DA SIMPÁTICA PROFESSORA POLIANA, QUE COORDENA O CENTRO DE FISIOTERAPIA UNIVERSITÁRIA ONDE MEUS TIOS FAZEM TRATAMENTO.
O BOM É QUE DEU PARA SER TAMBÉM UM 'APRENDIZ' DE OUTRAS REALIDADES TROCANDO EXPERIÊNCIAS COM PcD DO LOCAL, REPRESENTANTES DE ONGs, PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS E DOCENTES DO CAMPUS.
NO FINAL UMA COMEMORAÇÃOZINHA REGADA A UNS DELICIOSOS CHOPPS NO ÚNICO E PEQUENO (POR ENQUANTO) SHOPPING DA CIDADE.



MÍDIA ELETRÔNICA SOBRE OS EVENTOS:




NO FINAL, FECHANDO NOSSA AGRADABILÍSSA ESTADIA NO NORTE DO PAÍS, MEUS TIOS FIZERAM UM DELICIOSO CHURRASCO, ENTRE COSTELINHAS E TAMBAQUIS, REGADOS A CERVEJA VENEZUELANA, TAMBÉM DELICIOSA.



AH..., AINDA ROLOU NA DESPEDIDA UM MARAVILHOSO PEIXE DE JANTAR, FEITO PELA MINHA PRIMA (ESPOSA DO FÁBIO) CLAUDETE.
E MEU TIO, MANEIRAÇO, NOS LEVOU ATÉ O AEROPORTO PRO VÔO DE VOLTA AO RIO, NISSO DEU PRA REPARAR DETALHES DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM RAMPAS E PISO TÁTIL PARA OS CEGOS.

OU SEJA, RORAIMA ESTÁ CRESCENDO E PROMETE VIR A SE TORNAR CADA VEZ MAIS UM ÓTIMO LUGAR PRA SE MORAR.



FECHO ESSE, DANDO UM GRANDE ABRAÇO DE GRATIDÃO AOS MEUS QUERIDOS PARENTES DE LÁ, E A TODOS OS BOA VISTENSES QUE NOS FORAM TÃO AMÁVEIS. JÁ ME DEIXANDO MUITAS SAUDADES! AOS MILITANTES JEAN E CRISTIAN QUE CONHECI, ALÉM DAS ACADÊMICAS E CORPO DOCENTE QUE QUISERAM SABER MAIS DO ASSUNTO NAS PALESTRAS - PRA QQ COISA É SÓ ENTRAR EM CONTATO POR E-MAIL.
- QUEM SABE QUALQUER HORA DESSAS VOLTO LÁ!!

UM MUITO OBRIGADO!

UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS. E UM BEIJO NO CORAÇÃO!!!

4 comentários:

  1. Que maravilha, Jeff!
    Conseguiste conviver/matar saudades e bem dos teus familiares, deliciaste-nos com um roteiro turístico e ainda deste tua importantíssima palestra...Assim é que é, amigo!

    Como é que ultrapassaste aqueles degraus todos da loja de artesanato? Aquela tua aventura no canal em cima da bóia, quero fazer quando for grande. rsr

    Obrigado pela partilha das fotos e informação.

    Fica bem.

    ResponderExcluir
  2. ok MEU AMIGO,
    É SEMPRE BOM PODERMOS COMPARTILHAR BONS MOMENTOS.
    VALEU O COMENTÁRIO.
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Um passeio e tanto, Jeff!!

    Valeu suas dicas de passeio, de pontos turísticos, de gastronomia e de acessibilidade na cidade de Roraima, assim como sua ida às fronteiras da Venezuela e Guiana.
    Lindas fotos! Viajei através do seu texto!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑