
RIOinclui – OBRA SOCIAL DA CIDADE LANÇA PROJETO DE ADAPTAÇÃO DE MORADIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Melhorar as condições de mobilidade nas residências de pessoas com deficiência é o objetivo do projeto Moradia e Acesso, que o RIOinclui- Obra Social da Cidade está lançando para atender quem tem baixa renda. Serão feitas adaptações, como a colocação de barras de apoio, construção de rampas, alargamento de portas ou outras melhorias que facilitem a movimentação dos deficientes em casa. A meta é fazer obras em 50 casas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone 2503-4636, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para participar é necessário que a residência seja própria e legalizada, a renda seja inferior a meio salário mínimo por pessoa da famíllia que morar na mesma residência que a pessoa com deficiência. Só valem imóveis localizados no município do Rio de Janeiro.
“Utilizamos a arquitetura e o conceito de acessibilidade como ferramentas para melhorar a qualidade das moradias e de mobilidade, que afetam profundamente o cotidiano e o bem-estar das pessoas com deficiência. Suas moradias não apresentam nenhum tipo de mobilidade e seu dia-a-dia é comprometido pela dificuldade de locomoção e adaptação. Em muitos casos, os deficientes nem saem de casa”, resume a presidente do RIOinclui, Cristine Paes, engenheira elétrica e futura arquiteta.
No projeto-piloto foram reformadas três casas. Moradora de uma delas, dona Maria Alves, de 82 anos, diz que a vida melhorou muito. “Antes vivia na cama, me arrastava pelo chão e dependia dos outros para tudo, até para tomar banho. Hoje, tenho uma certa independência”, diz a senhora que tem uma perna amputada e agora conta com chão nivelado e corrimão na varanda, de onde pode ir sozinha observar a vista, coisa que não fazia há seis anos.
Mais informações no site www.rioinclui.org.br
Assessoria de Imprensa: Beth Esteves
(21) 2503-4514/ 964-0995
Que esse projecto seja o início de muitos outros.
ResponderExcluirJeff, talvez te interesse esta matéria:
http://pplware.sapo.pt/2009/12/13/easy-voice-0-09-para-pessoas-com-problemas-na-fala/
Não editei porque acho que para tetras não resultará.
Fica bem.
BELEZA EDUARDO,
ResponderExcluirVAMOS DIVULGANDO MESMO.
ABÇ