domingo, novembro 22, 2009

REVISTA 'SETE DIAS...', DA EDITORA ESCALA PUBLICA MATÉRIA COM FOCO NA TEMÁTICA DA NOVELA SOBRE DEFICIÊNCIA E EU NESSA DIVULGANDO O RÚGBI ADAPTADO

FOI MEIO DE SURPRESA, NUMA ENTREVISTA RÁPIDA, POR TELEFONE MESMO, COM UMA REPÓRTER SUPER SIMPÁTICA, FERNANDA MENDONÇA, DA REVISTA, 'SETE DIAS COM VOCÊ', DA EDITORA ESCALA - A REVISTA, CONFESSO QUE NÃO CONHECIA AINDA -, MAS DA NOSSA PARCERIA NO RIO QUAD RUGBY CLUBE, COM A INSTITUIÇÃO SOCIAL CULTURAL ALEGRIA DE LER - ISCAL, TEMOS TIDO ACESSO A VÁRIAS OUTRAS BOAS PUBLICAÇÕES DA EDITORA, PERMEANDO ENTRE CULTURA, FILOSOFIA, TRABALHOS MANUAIS, PINTURA, DESENHO, CURSOS, NOS MUITOS TÍTULOS DIFERENCIADOS.

MAS NESSE CASO, COM ESSA REVISTA QUE ABORDA TEMAS FEMININOS E DE CONTEMPORANEIDADE SOCIAL, A BOLA DA VEZ FOI O CASO DA VISIBILIDADE DA DEFICIÊNCIA NA NOVA NOVELA DAS 21:00h, 'VIVER A VIDA', DE MANOEL CARLOS. POIS ENTÃO, NESSA DEMANDA A MATÉRIA PEGOU ALÉM DO MEU PERFIL, OUTROS BEM SIGNIFICATIVOS COMO O DO HERBERT VIANNA E O BILLY, ENTRE OUTROS.

ESSE É UM MOMENTO ÍMPAR PARA A NOSSA CAUSA DA INCLUSÃO, SOBRETUDO POR TERMOS CADA VEZ MAIS, E DE MANEIRA INTEGRADA AOS CONTEXTOS DE MÍDIA NOSSA PARTICIPAÇÃO, NUMA ALUSÃO SEM AQUELE PIEGUISMO INCÔMODO DE OUTRORA À DEFICIÊNCIA.

É A TETRAPLEGIA, EM 'VIVER A VIDA'; A DEFICIÊNCIA VISUAL NA OUTRA NOVELA, A DAS SETE; AS OUTRAS QUE TAMBÉM ABORDARAM - QUEM NÃO LEMBRA DO CEGO, JATOBÁ, DA NOVELA AMÉRICA? - PROS QUE ASSISTIRAM OU NÃO, ESSA PRÓPRIA NOVELA DE AGORA, NO INÍCIO, USOU NUMA CENA, O COMENTÁRIO DA PERSONAGEM, LUCIANA, SOBRE A NOSSA PASSEATA DE SETEMBRO, 'SUPERAÇÃO-Rio'. TEMOS INCLUSIVE COMENTADO BASTANTE A NOVELA, COM PARTICIPAÇÃO MASSIVA, NO TÓPICO CRIADO NA COMUNIDADE ORKUT DO NOSSO JORNAL, 'NA LUTA'.

ALÉM DISSO, AS APARIÇÕES EVENTUAIS NOS TELEJORNAIS, E CLARO, AS TANTAS DEMAIS, PUBLICADAS EM MÍDIA IMPRESSA DE JORNAIS E REVISTAS, COMO ESSA AQUI APRESENTADA.



SE TENHO ALGUMA ERRATA A CITAR, COM TOTAL SENSO DIPLOMÁTICO À MINHA COMPETENTE TELE ENTREVISTADORA; POSSO SOMENTE CORRIGIR QUE PAREI DE NADAR, NÃO PELA DEFICIÊNCIA, MAS PELO FATO DE NA ÉPOCA TER ME DEDICADO, POR OPÇÃO, A OUTRAS ATIVIDADES, COMO TRABALHO E A FORMAÇÃO NA PEDAGOGIA..., AH TAMBÉM UM COMPLEMENTO, FUI CAMPEÃO COM MAIS TODOS OS ATLETAS DO RQRC, OU SEJA, O TÍTULO É DE TODOS OS RUGBEIROS DO TIME.



NO MAIS, SÓ TENHO A AGRADECER À FERNANDA MENDONÇA, PELA OPORTUNIDADE DE NA MINHA FIGURA E DOS OUTROS, TER DIVULGADO MAIS UM POUCO A QUESTÃO SÓCIOINCLUSIVA DA DEFICIÊNCIA E EM ESPECIAL O RÚGBI ADAPTADO. NUMA BATALHA QUE JÁ VIMOS TRAVANDO HÁ MUITO PARA FOMENTAR A MODALIDADE E MOSTRAR A OUTROS TANTOS INDIVÍDUOS COM GRANDES LESÕES O QUANTO É POSSÍVEL. ASSIM COMO JÁ FIZERAM O TIME DOS GUERREIROS, NO 'ESPORTE ESPETACULAR' E OS TIGRES NO 'DIA DIA' DA BAND, ADEACAMP NO STADIUM, O OMDA NUM JORNAL DE FLORIPA, O BRASILEIRÃO 2009 NA TV SENTIDOS, E O NOSSO PRÓPRIO RQRC NO JORNAL METRÔ SERRA AZUL NO ANO PASSADO.

- 'VAMO QUE VAMO' GALERA, É O 'RUGBI BRASIL' MARCANDO PRESENÇA, FORTE ABRAÇO!!!

4 comentários:

  1. Jeff, aqui em Portugal tem um canal TV que também transmite essa novela.

    Tivemos outras portuguesas que também já abordaram as diferenças.
    Mas imprensa por aqui considera novelas uma arte menor e infelizmente não debatem assunto com tanta exaustão como no teu país.

    Fica bem.

    ResponderExcluir
  2. É isso meu caro amigo Eduardo,
    a TV é um dos caminhos, mas pode ser o maior deles..., por isso é que nós estamos chegando.
    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Que bacana a reportagem, Jeff!! Parabéns!!
    Também não conhecia essa revista.

    Vera

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

LIVE JEFF MAIA PELO DIA MUNDIAL DOS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS - 05 SETEMBRO

Dia 05 de setembro, para nós artistas pintores filiados à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés do mundo todo - VDMFK - é um dia de gr...