quarta-feira, outubro 28, 2009

DIARIO DE APRENDIZADO: PINTANDO COM A BOCA

JÁ A CERTO TEMPO COLOQUEI AQUI UMA POSTAGEM COM O ENFOQUE DE MEU AMIGO KAZÊ FRAGA E SEUS QUADROS FEITOS COM A BOCA. NESSE PERIODO EU AINDA SÓ ESTAVA NA VONTADE...


TUDO COMEÇOU HÁ MUITO TEMPO, MAS ACHO QUE JÁ VEIO COMIGO DE OUTRAS VIDAS, POIS SEMPRE SENTI EM MIM UMA AFINIDADE MUITO GRANDE COM AS ARTES. QUANDO CRIANÇA, SEMPRE GOSTEI DE DESENHAR..., APÓS A LESÃO, NA TERAPIA OCUPACIONAL, EM MINHA ADAPTABILIDADE INICIAL COM A CANETA PARA RESGATAR A ESCRITA, FOI A EXPRESSÃO DO DESENHO QUE VEIO PRIMEIRO, MAS HOJE O USO DAS MÃOS É COMPROMETIDO FALTA DE MOVIMENTOS DAS MESMAS, ENTÃO, MESMO ESCREVENDO NA BOA, PARA MIM A FINALIZAÇÃO DO DESENHAR NÃO É SATISFATÓRIA E QUASE NUNCA DESENHO; NÃO TENHO PACIÊNCIA.


TINHA UMA TIA QUERIDA, A SAUDOSA 'TIA ELITA' QUE INFELIZMENTE FALECEU EM 2008, ELA ERA ARTISTA DE GRANDE SENSIBILIDADE E PINTAVA MUITO BEM; EU SEMPRE ADMIREI SEU TALENTO, MAS, EMBORA TIVESSE MUITO CONTATO COM ELA NUNCA EXPERIMENTEI USAR O PINCEL...!

MAS, COMO TEM COISAS QUE SIMPLESMENTE VÃO ACONTECENDO, ASSIM A PINTURA TÊM CHEGADO EM MINHA VIDA, E PARECE QUE POR TER DEMORADO A ACONTECER, AGORA VEIO EM TURBILHÃO; É COMO SE DE REPENTE TIVESSE ABERTO ALGUMA COMPORTA INTERNA EM MIM, QUE EM POUCO TEMPO, SEM NUNCA TER ESBOÇADO NADA ANTES, EM TELA NENHUMA, HOJE ME VEJO PRODUZINDO.

TENHO DOIS GRANDES AMIGOS, TAMBÉM TETRAS, QUE PINTAM COM O PINCEL NA BOCA, UM JÁ HÁ 16 ANOS, O FAMOSO, MARCELO CUNHA, E OUTRO QUE COMEÇOU HÁ UNS TRÊS ANOS APROXIMADAMENTE...! UM DELES, O KAZÊ, COMEÇOU FALANDO: - CARA, ENTREI PARA A ASSOCIAÇÃO DE PINTORES COM A BOCA E COM OS PÉS - APBP, APRENDI A PINTAR..., POR QUE VOCÊ NÃO TENTA TAMBÉM...? O MARCELO, MAIS ANTIGO E EXPERIENTE ENDOSSOU; DISSE QUE TAMBÉM ACHAVA POSSÍVEL PRA MIM. MAS EU MESMO NÃO ACREDITAVA MUITO, PENSAVA QUE COMO EU TENHO ALGUM MOVIMENTO DE BRAÇO..., QUE SE QUISESSE MESMO TERIA QUE SER ASSIM, QUE COM A BOCA EU NÃO IA CONSEGUIR..., E ACABAVA NÃO FAZENDO DE JEITO NENHUM, NA VERDADE UMA DESCRENÇA INTERNA EM MIM MESMO PELA INSATISFAÇÃO PESSOAL COM OS DESENHOS.


VEIO A FEIRA REATECH DESSE ANO, EM SÃO PAULO, ESSE MEU AMIGO, O KAZÊ FRAGA, ME APRESENTOU AO STAND DA APBP, E, POR CONSEQUÊNCIA ME FEZ CONHECER A BELA E GENTIL REPRESENTANTE DESSA ENTIDADE, MARIANA MARCONI, QUE AVALIANDO RAPIDAMENTE, ME INCENTIVOU A TENTAR, POIS, DISSE QUE MINHA LESÃO SERIA CONDIZENTE, E COLOCOU NA MINHA MEMÓRIA UMA FALA SUA DE QUE A BOCA TAMBÉM REPRODUZ O QUE CHAMAMOS: MOVIMENTOS FINOS.

BOM, COMO TENTAR NÃO CUSTA, QUANDO VOLTEI AO RIO ASSIM O FIZ, E GRAÇAS A DUAS AMIGAS QUERIDAS QUE ME PRESENTEARAM COM ALGUM MATERIAL COMECEI; PRIMEIRO PENSEI QUE DARIA PARA USAR AS MÃOS COM ALGUM TIPO DE ADAPTAÇÃO PORQUE AINDA ACHAVA QUE NÃO CONSEGUIRIA APRENDER A PINTAR COM A BOCA, NÃO CONSEGUI NADA DESSE JEITO, POIS, TENTAR PINTAR COM A MÃO SEM MOVIMENTO FOI PÉSSIMO, QUASE DESISTI DE TUDO, MAS PENSEI NAS DICAS QUE RECEBERA DESSAS PESSOAS AMIGAS E TENTEI MAIS UMA VEZ COM A BOCA.
- AQUI, ALGUNS DOS 1ºs DESENVOLVIMENTOS:


TCHAM TCHAM...! ME SURPREENDI, TAVA DANDO CERTO, E PERCEBI QUE PODERIA REALMENTE, ENFIM, APRENDER A PINTAR..., COMO MUITOS LÁ DA ASSOCIAÇÃO: www.apbp.com.br!
RECOMENDO ATÉ UM CHEGA LÁ NO SITE PRA CONHECER ESSE TRABALHO SHOW! - É CADA QUADRO..., - SE UM DIA EU TIVER ASSIM, ME CONSIDERAREI PINTOR MESMO!


E COMO NÃO TENHO COMO FAZER UM CURSO, VOU USANDO O MEU MÉTODO PESSOAL, USO O QUE APRENDO DE MANEIRA 'AUTODIDATA' PELA INTERNET, REVISTAS, FOTOS, PRESTANDO MAIS ATENÇÃO EM TODO TIPO DE IMAGEM QUE GRAVO NA MENTE. EXPERIMENTANDO SEMPRE, MISTURA DE CÔRES E O USO DE DIFERENTES PINCÉIS. JÁ ATÉ TIVE A HONRA E O PRAZER INENARRÁVEL DE, A CONVITE DO MARCELO, EXPOR DOIS QUADROS MEUS, JUNTO COM OS DOS PINTORES DAQUI DO RIO, DA APBP, NO CONGRESSO/FEIRA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DO INSTITUTO MUITO ESPECIAL, ESSE ANO AQUI NO RIO.


EM CASA, A FAMÍLIA ESBOÇA UM TIPO DE ORGULHO CARINHOSO, E ISSO É MUITO BOM PRA AUTO-ESTIMA GERAL! TENTO COM A TINTA SOBREPOSTA NA TELA NUM RISCO DE DESENHO; TENTO COPIANDO UMA FOTO QUE GOSTO, OU UM OBJETO QUALQUER QUE ME CHAME A ATENÇÃO; AGORA TENHO ATÉ CRIADO IMAGENS DE LUGAR NENHUM, DA CABEÇA MESMO, E ASSIM VOU ME DESCOBRINDO APRENDIZ DE PINTOR! SEJA COM ÓLEO OU ACRÍLICA, NAS POSIÇÕES ANTERIORMENTE MAIS IMPENSADAS. FOTOGRAFO E USO A MINHA VERSÃO, PEGO FOTOS DE INTERNET E CARACTERIZO. USO UMA SENSIBILIDADE NOVA PRA MIM E VOU ME REDESCOBRINDO E TENTANDO DEFINITIVAMENTE SER PINTOR!!



PROCURO APRENDER REPRODUÇÃO POR ESTUDO DE MOVIMENTOS E POSIÇÕES POR VÁRIAS AMOSTRAGENS FOTOGRÁFICAS QUE VOU BUSCANDO AQUI E ACOLÁ! ÀS VEZES FAÇO TENTATIVAS PRÉVIAS EM DESENHO NO PAPEL ATÉ VER SER TENHO O POSICIONAMENTO CORRETO DA IMAGEM CERTO NA MENTE..., PROCURO ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM QUEM PINTA, PRINCIPALMENTE, KAZÊ E MARCELO, PRA TROCAR INFORMAÇÕES, E MAIS..., ME AUTO DETERMINO EM DESAFIOS COM IMAGENS E TÉCNICAS QUE CONSIDERO MAIS DIFÍCEIS PRA MIM...




APROVEITO TAMBÉM PRA DIVULGAR ESSE TRABALHO, PARA QUE SIRVA DE MOTIVAÇÃO A OUTROS, ASSIM COMO FOI PRA MIM, VAMOS DOCUMENTANDO, COMO POR EXEMPLO, ALÉM DESSA POSTAGEM, A MATÉRIA QUE EU E MICHELLE, ESTAMOS PREPARANDO PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO DO 'NA LUTA' SOBRE A APBP E O EVENTO DA ARGENTINA QUE ACONTECEU RECENTEMENTE.


ENTÃO, SÓ PELO FATO DE TER ME PERCEBIDO NESSA ATIVIDADE EXTREMAMENTE PRAZEROZA, EU DOU GRAÇAS A DEUS TODOS OS DIAS, E AOS OS QUE DE ALGUMA MANEIRA ME INCENTIVAM, EU AGRADEÇO IMENSAMENTE, ME COMPROMETENDO COM TODOS EM GERAL, MAS PRINCIPALMENTE COMIGO MESMO, POIS, PRETENDO CONTINUAR APRENDENDO E APRENDENDO E ME APRIMORANDO MAIS E MAIS. SOBRETUDO PELO FATO DE ESTAR GOSTANDO MUUUITO!! PORQUE AGORA DESCOBRI QUE ESSE NEGÓCIO DE PINTURA É BOM PRA CACETE MESMO!! ...MÓ BARATO!!!

É ISSO, VALEU PESSOAL! OBRIGADO PELA ATENÇÃO E UM FRATERNO ABRAÇO!! ...PARTIU!!!

11 comentários:

  1. Show de bola a matéria, é isso ai.. amigo.
    Com certeza.. treinando e nos aprimorando seremos cada dia mais artista pintores. E continuemos nossos trabalhos.
    Grande abraço!


    Denyson Lopes

    ResponderExcluir
  2. VLEW MEU BROTHER,
    VC FAZ PARTE DESSE NOSSO PROCESSO.
    GD ABÇ

    ResponderExcluir
  3. Jeff, teu blogue é um espaço muito interessante e descontraído. Parabéns!

    Boa sorte na tua aprendizagem como pintor.

    Se aceitares tens um desafio no meu blogue:
    http://tetraplegicos.blogspot.com

    Fica bem

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeff!
    Seu currículo é para deixar qualquer um de boca aberta...

    Rugby em cadeira de rodas, adrenalina pura...

    Você é fonte de inspiração para qualquer pessoa, seja ela ou não deficiente. Somente os verdadeiros guerreiros conseguem fazer o que você faz!

    Parabéns, seu trabalho é fantástico!

    Toda sexta-feira temos exemplo de superação no Blog Deficiente Ciente, posso postar seu perfil e seu trabalho lá?

    abraços
    Vera

    ResponderExcluir
  5. VALEU VERA,
    É DE ESTÍMULOS ASSIM, PRINCIPALMENTE BLOGERS CONCEITUADOS COMO ESSE SEU E DO EDUARDO (ACIMA), QUE VAMOS AGREGANDO HÁ UMA GD REDE POSITIVA.
    QQ COISA,
    TAMUS AÍ.
    ABÇ

    ResponderExcluir
  6. como devo proceder para ensinar um cadeirante a pintar com a boca

    ResponderExcluir
  7. SE FOR UMA PESSOA SEM CONDIÇÕES DE USAR AS MAOS O APRENDIZADO É O MESMO.
    A PINTURA E TECNICAS Ñ MUDA.
    SÓ DEPENDE DE CADA UM
    MAS QQ DUVIDA A MAIS PODE ME MANDAR UM E-MAIL
    BOA SORTE

    ResponderExcluir
  8. Fala ai grande jefferson to gostando de ver, ta mandando bem paca nos quadros fiquei feliz de ti ver por aqui um grande abrasso do amigo jair ribeiro.

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO MEU BROTHER,
    E VAMO Q VAMO!!
    GD ABÇ

    ResponderExcluir
  10. Parabens q belo exemplo de luta. acredite nao existe barreira pra quem quer vencer,

    um forte abra;o

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑