sábado, janeiro 03, 2009

JAM, IN MEMORIAM UM CÃO HERÓI

GALERA AMIGA,
POR CONDOLÊNCIA DEMOREI UM POUCO RETENDO ESTA NOTÍCIA PARA OS QUE AINDA NÃO SABEM, ISTO NO TRISTE INFORME DE UMA PERDA SUBSTANCIAL PARA O MOVIMENTO INCLUSIVO, O FALECIMENTO DE UM AMIGO NOSSO MUITO QUERIDO, O JAM, NO DIA 30 DE DEZEMBRO COM 12 ANOS, MUITO BEM VIVIDOS!


JAM ERA UM CÃO. SIM, UM LINDO LABRADOR AMARELO, QUE VEIO PARA O BRASIL EM 1997, LÁ DE NOVA YORK, TREINADO NA: GUIDE DOG FOUNDATION FOR THE BLIND (INSTITUIÇÃO DE TREINAMENTO DE CÃOS GUIA PARA PESSOAS CEGAS); ...E SEM SABER DIREITO, VEIO COM UMA MISSÃO A MAIS DO QUE TINHA SIDO TREINADO...!!


ELE CHEGOU COM A MINHA QUERIDA ETHEL ROSENFELD, PARA UM BRASIL QUE AINDA NÃO TINHA A CULTURA DO CÃO-GUIA NORMALIZADA E NORMATIZADA NA SOCIEDADE. POR CONTA DISSO ETHEL E SEU JAM PASSARAM POR MUITAS: HOUVERAM TENTATIVAS DE BARRÁ-LOS EM EVENTOS SOCIAIS, E ELES CONSEGUIAM RESPALDO LEGAL E ENTRAVAM; ERA NÃO EM AVIÃO, RESTAURANTE ETC, EM TODO LUGAR, MAS JAM, APÓS A CONFUSÃO, ENTRAVA QUIETINHO E MOSTRAVA QUE TINHA CONDIÇÃO DE FREQUENTAR QUALQUER LUGAR MAIS CORRETAMENTE DO QUE MUITA GENTE DOIDA.


EU MESMO, POR CONTA DE ALGUNS TRABALHOS, MINISTRANDO CURSOS PELO MONATRAN NO BRASIL EM CONJUNTO COM ETHEL, ENTRE OUTRAS, TIVE O PRAZER DE COMPARTILHAR BOAS HISTÓRIAS COM JAM NAS VIAGENS... - SÃO MUITAS E AGRADÁVEIS LEMBRANÇAS DE PASSEIOS E OPORTUNIDADES!


E TEVE MAIS..., POR CONTA DE TODOS OS DESBRAVAMENTOS SOCIAIS, E MODIFICADORES PRECONCEITUOSOS, JUNTO COM ETHEL, JAM AINDA GANHOU O TÍTULO DE CÃO-HERÓI NUMA ELEIÇÃO REALIZADA NO PAÍS, ONDE OBTEVE O DIREITO DE PARTICIPAR DE UM CONCURSO INTERNACIONAL PARA O CÃO MAIS CORAJOSO DO MUNDO..., E LÁ FOI JAM CONQUISTAR MAIS UMA!

HOJE, GRAÇAS A ETHEL ROSENFELD E AO SAUDOSO JAM, JÁ É POSSÍVEL PARA PESSOAS COM CEGUEIRA QUE QUISEREM E PUDEREM OPTAR, TER UM CÃO-GUIA. OU SEJA, NO BRASIL (SABEMOS QUE NEM TODOS PODEM), O IMPORTANTE É QUE ISSO TAMBÉM JÁ É UMA REALIDADE.

VALEU JAM, VAI..., E DESCANSE MERECIDAMENTE NA PAZ!!!

4 comentários:

  1. Muito bonita homenagem, Jeff!

    Os precursores devem sempre ser lembrados,
    mesmo que seu legado esteja vivo e em atividade,
    sempre cabe ressaltar a trajetória desbravadora
    de luta em busca do espaço justo e devido.
    Em jan.1929, nos EUA, fundaram a "The seeing eye" ("Olho que ve") destinada ao treinamento de cães-guias, mas aqui ainda tivemos um intervalo de longas décadas até que tal fato se tornasse realidade..., em meio a civilização. Enfim, lamento a perda do Jam, mas estou certa de que sua energia está ampliada.
    Abç, Valeria

    ResponderExcluir
  2. É ISSO MESMO,
    CONCORDO EM GÊNERO E QUALIDADE.
    GD JAM

    ResponderExcluir
  3. A pedido da Ethel, que ainda tem dificuldade em navegar em blogs, ela pede para agradecer esta gentil homenagem oferecida pela nosso querido amigo Jefferson, agradece também o comentário da Valeria e informa que ter um cão guia pode ser uma realidade para qualquer pessoa cega e/ou de baixa visão independente do local onde mora e de seu nível sócio econômico e cultural. A única condição exigida, é que o candidato tenha idade superior a 16 anos e responsabilidade para cuidar da saude e higiene do cão. Temos em Niterói, como exemplo, o Marcinho que apesar de todas as suas dificuldades, inclusive arquitetônicas, é auxiliado por Raissa, uma linda labradora preta, treinada aqui mesmo no Rio de Janeiro pelo psicólogo e adestrador George Thomaz Harrison, autor do projeto cão guia Brasil/GEM. Maiores informações pelo site: www.caoguiabrasil.com.br
    Carinhosamente
    Ethel
    www.ethelrosenfeld.org.br

    ResponderExcluir
  4. SEJA LÁ QUEM FOR QUE TENHA ESCRITO,
    TRANSMITA A ETHEL MINHA ENERGIA POSITIVA.
    O JAM TÁ NA BOA!
    ABÇ

    ResponderExcluir

Amigos,
este blog se destina ao nosso próprio aprimoramento.
Sejam bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na Rede


linkninja 468 60 Banners Link Ninja

lei 9610/98, art. 46:..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...)"





Copyright © dez/2007 . Todos direitos reservados. RSS Subscription: Entries RSS Comments RSS | Blogger Login, Designer by JeffersonMaia
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
TOPO DA PÁGINA ↑